Organização e Apoio
Quais são as condições do advento da subjetividade na criança hoje?
Espaço Moebius
O Espaço Moebius é uma instituição que, a partir dos fundamentos de Freud e Lacan, tem como propósito o estudo e a transmissão da psicanálise. Nos seus vinte e um anos de funcionamento essa instituição, sem fins lucrativos, conta com a participação de Membros Inscritos, encarregados da coordenação e sustentação das suas propostas, bem como daqueles designados como Participantes, que se integram ao trabalho de estudo da psicanálise e às atividades inseridas no contexto institucional.

Association lacanienne internationale é uma associação de psicanalistas fundada em 1982 por Charles Melman, Marcel Czermak, Claude Dorgeuille, Jean Bergès e alguns outros.
Seu objetivo é garantir a transmissão da psicanálise. Ela prossegue o trabalho de Freud e de Lacan, contribui para a formação e o reconhecimento dos psicanalistas, garante sua qualificação.
O estudo dos textos fundamentais é mantido e privilegiado. Os desenvolvimentos e os avanços da teoria e da clínica psicanalíticas são discutidos e publicados.
Internationale: ela é representada por dezoito escolas européias e numerosos grupos na América Latina, América do Norte, Europa e Oriente Médio.
O ensino é garantido por psicanalistas e especialistas convidados. É um ensino teórico e clínico em psicanálise. Compreende também o estudo de disciplinas conexas.
As publicações: A Association lacanienne internationale publica a Revue lacanienne, obras de teoria e de clínica, atas de jornadas, artigos em seu site Internet.

A Escola é o lugar que reúne os analistas ocupados com os impasses da transmissão da psicanálise e da formação do psicanalista. Como alguém se torna psicanalista? Não há resposta genérica para essa interrogação, visto que é no trabalho artesanal com os detritos expostos pelas formações do inconsciente que emerge o obscuro desejo de se tornar analista. É como a “peça ruim”, destinada à lixeira, que se apresenta o sujeito do inconsciente, e a partir disso alguém ousa se autorizar, com alguns outros, à prática clínica. Se a análise é basicamente uma experiência de fala, que introduz de saída o sujeito na dimensão da verdade, ela não se sustenta sem a função da linguagem e a função da letra. São três funções que apontam para a insolúvel precariedade do saber inconsciente, tanto no curso da experiência de análise, na análise de controle e no estudo do conceito psicanalítico. E por isso constituem a via da transmissão da psicanálise e da formação do psicanalista, como propomos em nossa Escola.
Representam a Escola: Conceição de Fátima Beltrão Fleig, Maria Marta Heinz
Centro de Estudos Freudiano do Recife
O Centro de Estudos Freudianos do Recife é uma instituição voltada para o ensino e transmissão da Psicanálise, assim como à formação de analistas, tem na palavra de Lacan a marca registrada de sua filiação a Freud, conforme se depreende das referências explícitas e insistentes ao longo de toda a sua obra.
Em outubro de 1975 realizou seu I Encontro Nacional ainda como um grupo informal constituindo-se formalmente em 1984. Para a consecução das suas atividades, o CEF-Recife propõe desde então estudos, seminários, cursos e atividades correlatas, bem como programa de atividade de pesquisa e de publicação. Organiza, edita e publica os livros dos membros participantes, como os de Ivan Corrêa e Amélia Medeiros, bem como Cadernos de Estudos com transcrições e traduções de textos importantes para o estudo da psicanálise lacaniana. A instituição mantém grupos de estudo e projeto em torno do tema de estudo anual ou de outros interesses afins de seus objetivos bem como um seminário semanal aberto ao público.
- Coordenadora: Lúcia Andréa G. Buonora
- Vice-coordenadora: Maria Lúcia Lima de Queiroz Santos
- Secretária: Gleci Mar Machado de Lima
- Vice-secretária: Iracilda Carmem Azevedo de Araújo
- Tesoureira: Edna Lúcia Freitas Pires
- Vice-tesoureira: Eliane Albuquerque Silva
Comissão Organizadora
Espaço Moebius: Aurélio Souza, Gaëlle Spielmann Moura, Ivana Costa, Liane Trece, Luiz Alberto Tavares, Maria Fernanda Diniz, Sandra Pedreira, Sônia Raquel Oliveira, Tahtyanna Pitavy e Cláudia Mascarenhas Fernandes
Association Lacanienne Internationale: l'EPEP (l'Ecole de Psychanalyse de l'enfant de L’ALI – Escola de Psicanálise da criança da ALI, fundada por Jean Bergès em 1999) representada por Marika Bergès Bounes, Marie-Christine LAZNIK e Martine Lerude
Escola de Estudos Psicanalíticos: Conceição de Fátima Beltrão Fleig, Maria Marta Heinz
Centro de Estudos Freudianos do Recife: Amélia Lyra, Iracilda Carmem A. de Araújo, Josilene Rodrigues Xavier, Lúcia Buonora, Maria Lúcia de Queiroz Santos