Comunicações Orais

Dia

Sala

Titulo

Autor Principal

Coautores

Eixo

06/12

Sala A1

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Larissa Souza Silva

Suelen da Silva Vinhorte

Alfabetização e Letramento – com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na alfabetização, letramento e numeramento

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

ANA CAROLINE FERREIRA DA SILVA

Ana Claudia da Silva; Caroline Oliveira Pereira; Ete Feitosa de Oliveira Gomes

Um Olhar Sobre O Ensino de Ciências Em Uma Escola Ribeirinha de Cruzeiro do Sul/Acre

Lucia Maria Souza do Vale

Maria Irinilda da Silva Bezerra

Ciências da natureza, saúde, matemática e suas tecnologias

O PODER MEDICINAL DAS PLANTAS

Maria tamires lima de melo

Francisco Janderson Freitas da Silva; Silvana Daniel da Silva; Paulo Sergio Bernardes; Maria Claudilene de Souza Cunha

06/12

Sala A2

O USO DAS PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO AMAZÔNICA COMO ALTERNATIVA DE CURA

RODRIGO MOREIRA ANDRADE

DAMIANA NAIARA DA SILVA MENEZES; MATEUS DE OLIVEIRA GOMES; SAMUEL MENDONÇA DE SOUZA

Ciências da natureza, saúde, matemática e suas tecnologias

A florestania como cidadania dos povos da floresta

Anailton Guimarães Salgado

 

 

 

 

 

Educação e Diversidade

O ensino multisseriado em uma escola rural de Marechal Thaumaturgo na perspectiva dos alunos: desafios acerca do processo de ensinar e aprender

AMARILIO SARAIVA DE OLIVEIRA

José Gilson dos Santos Lima; Maria Mônica Silva Alemão; Mirian dos Santos do Nascimento; Silvante de Oliveira Mendes

A educação multisseriada: o contexto, as vozes e as dissonâncias discursivas entre segmentos diferentes em uma escola do campo.

CLEIDISON DE JESUS ROCHA

FRANCISCO DA CONCEIÇÃO LIMA; FRANCISCO ELÂNIO FERREIRA DE OLIVEIRA; ELISSON FIRMINO DO NASCIMENTO; JAILSON DE ARAÚJO SANTOS

06/12

Sala A3

O significado político-social da alfabetização de seringueiros da Reserva Extrativista do Alto Juruá: um resgate histórico das trajetórias de formação e itinerários da vida de professores

CLEIDISON DE JESUS ROCHA

FRANCISCO MESQUITA SANTOS; FRANCISCA GLEIDIMAR MAIA DA SILVA

 

 

 

 

Educação e Diversidade

UM OLHAR PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TDAH NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL - SÃO JOSÉ

Luís Felipe Magalhães de Carvalho

Nayra Suelen de Oliveira Martins; João Pedro Vieira de Queiroz

DESIGUALDADES SOCIAIS E DESEMPENHO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Jardesson Carvalho Oliveira

Adriana Martins de Oliveira; Antônia Chirlei Costa Cruz

A BUSCA PELO EMPODERAMENTO CIVICO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS

Sabrina Cassol

Fabiana David Carles

06/12

Sala A4

POR UMA UNIVERSIDADE INCLUSIVA: O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Thaís Santiago da Silva

Weima Paula Nogueira Lima da Cruz

 

 

 

 

Educação e Diversidade

A ESCOLA COMUM INCLUSIVA NA CONTEMPORANEIDADE

JESSICA SOUZA DOS SANTOS

SAMIRA SOUZA DA SILVA; Nayra Suelen de Oliveira Martins

A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: IDENTIDADE E CULTURA.

Maria Aldenora dos Santos Lima

 

Um diálogo entre a história da educação especial no Brasil e os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência para o acesso e permanência no âmbito escolar

Queite Lima Barboza

Wedem mendonça de souza; Maria Erlene Soares da Cunha

06/12

Sala A12

O INTERNATO JOANA D’AZA: FORMANDO A JUVENTUDE FEMININA DO MUNICÍPIO DE PORTO WALTER/AC

MARIA DARCLEI PEREIRA FURTADO

MARIA IRINILDA DA SILVA BEZERRA

Educação e Diversidade

O Pibid Frente ao Desafio da Inclusão de Crianças com Necessidades Especiais

Vanessa Barbosa da Silva

Hannah Silva Lima; Evanisio da Silva Alencar; Ete Feitosa de Oliveira Gomes

O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: APAGAMENTO DA AMÉRICA LATINA, SUPERIORIDADE DA ESPANHA

Maria tamires dos Santos do nascimento

Roberlandia Leite da Costa; Matheus Silva dos Santos

Educação Escolar Inclusiva no curso de Pedagogia: o estado da arte

Claudia Dias Oliveira

Simone Fernandes de Sousa; Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto; Deolinda Maria Soares de Carvalho

06/12

Sala A13

Os desafios educacionais na inclusão do surdo no ensino superior

Elisamar de Souza Negreiros

Nayra Suelen Martins

Educação e Diversidade

O processo de alfabetização do aluno surdo: o estado da arte

Elisamar de Souza Negreiros

Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto

PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO SURDO: CONDIÇÕES E POSSIBILIDADES – DOS ANOS INICIAIS AO ENSINO SUPERIOR

Francisca Adma de Oliveira Martins

Francisca Adma de Oliveira Martins; Thais Santiago da Silva; Nayra Suelen de Oliveira Martins

O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA NO 4º ANO

Anderson Vale da Rocha

Cleide Vilanova Hanish

Escola e processos de ensino-aprendizagem: ênfase na inovação metodológica e práticas docentes

06/12

Sala B5

A Leitura e o Ensino de Ciências Naturais

Mirlandia Costa Monteiro

Camila dos Santos Lima; Esterzinha Gomes Brito; Cássia Andréia de Souza Lima; Paulo Sergio Bernarde

Escola e processos de ensino-aprendizagem: ênfase na inovação metodológica e práticas docentes

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

Artur Gomes de Oliveira

Leudinéia Rodrigues do Santos; Ete Feitosa de Oliveira Gomes

INFLUÊNCIA DA CULTURA FAMILIAR NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ATENDIDOS PELO PIBID

Raimundo Nonato de Lima Silva

Antônia Vanderlene França de Moura; Lucas Alexandre de Souza Freire; Ete Feitosa de Oliveira Gomes

A MEDIAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

FARNANDA SOUZA DA SILVA

Élida Furtado do Nascimento

06/12

Sala B11

HORA DE APRENDER OU BRINCAR? O IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Fabianni Cristinne Queiroz Berno

 

Escola e processos de ensino-aprendizagem: ênfase na inovação metodológica e práticas docentes

Relato de experiência sobre prática docente no PIBID/Espanhol/CZS referente ao âmbito da compreensão leitora e as temáticas culturais no ensino de espanhol como LE

Janaira Caetano de Moura

Joeliton Lima Lopes

LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

EVARDSON SOUZA LIMA

Bianca Nascimento da Silva; Élida Furtado do Nascimento

“DO YOU KNOW YOUR NEIGHBOR?”: REPENSANDO TEXTOS DAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Raelisson do Nascimento Walter

 

Formação, prática docente e identidade do professor

07/12

Sala A1

A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE HABILITAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO DA ESCOLA PROFESSOR FLODOARDO CABRAL

Yasmin Andria Araujo Silva

Maria Irinilda da Silva Bezerra

 

 

 

 

Formação, prática docente e identidade do professor.

IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

Ana Clara Costa Paula

Camila da Conceição Almeida; Criscilene de Oliveira Vale; Cristieli dos Santos Souza; Mariléia Oliveira de Souza

A IMPORTÂNCIA DO PIBID COMO COMPLEMENTO À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Elinete Silva de Souza

 

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Neila Maria Félix da Silva

Janaína dos Santos Barroso; Jardesson Souza Santos; Francisca Caline Carvalho da Silva; Rafaela Menezes Melo Nascimento

07/12

Sala A2

UMA REFLEXÃO DE PRÁTICAS DO PIBID POR UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

Thalita da Cruz de Souza

Angelo Muniz Dias

Formação, prática docente e identidade do professor.

A UFAC E A FORMAÇÃO DOCENTE NO INTERIOR DO ACRE

TAIRINE GADELHA DE OLIVEIRA

Maria Aldecy Rodrigues de Lima

OS CAMINHOS TRAÇADOS E PERCORRIDOS PELOS EGRESSOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFAC NO VALE DO JURUÁ

LUIZ WALDEMIR DE OLIVEIRA JUNIOR

Maria Aldecy Rodrigues de Lima

A IMAGEM DO PROFESSOR EM PERSPECTIVA

Brenda Carla Souza Morais

Deolinda Maria Soares de Carvalho; Aline Souza da Silva; Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto

07/12

Sala A3

O planejamento como um importante recurso didático para os professores de língua portuguesa

Daniela Araújo de Oliveira

Michele Rodrigues; Atailson Lima

 

 

 

Formação, prática docente e identidade do professor.

PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: TRILHANDO O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA

Jessica de Souza Pascoa

Samires Aquino da Costa; Cleomara Maria Ferreira de Melo; Élida Furtado do Nascimento

Educação Financeira na Escola: Ensino e Aprendizagem sobre Orçamento

Francisco Deilson de Oliveira Lima

 

Formação Continuada de Professores de Matemática: Teoria e Prática Docente

Michael Araújo de Oliveira

Everton Melo de Melo; Elimar da Costa Carvalho; Francisca Adma de Oliveira Martins

07/12

Sala A4

VERDADES ABSOLUTAS OU CONSTRUÇÕES INTELECTUAIS? O DESPERTAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Natália Lima Bezerra

Maria Irinilda da Silva Bezerra

 

 

 

 

 

Formação, prática docente e identidade do professor.

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL: “O OLHAR DOS ESTUDANTES”

Saionara da Silva Lopes

Amanda de Araújo Campos; Milena Pinheiro de Oliveira; Cleide Vilanova Hanisch

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL: “O OLHAR DOS ESTUDANTES”

Saionara da Silva Lopes

 

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Sara Rosas Sena

Antônia Eliana da Silva Almeida; Thais Araujo dos Santos; Elida F Nascimento

07/12

Sala A12

O CURSO DE HABILITAÇÃO DO MAGISTÉRIO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Ana da Cruz Ferreira

Maria Irinilda da Silva Bezerra

Formação, prática docente e identidade do professor

FORMAÇÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS NAS ESCOLAS PUBLICA DE CRUZEIRO DO SUL

Ana Catia Firmino de Souza

Anderson Vale da Rocha

 

 

Leitura e escrita: procedimentos metodológicos

REGULARIDADES E EFEITOS DE SENTIDOS NOS EMPREGOS NÃO-CONVENCIONAIS DE VÍRGULA EM TEXTOS ESCOLARES NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

VALÉRIA BARBOSA FERREIRA SILVEIRA

VALÉRIA BARBOSA FERREIRA SILVEIRA

A CULTURA JURÍDICA DO FORMALISMO LINGUÍSTICO NO DIREITO E SEUS REFLEXOS NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS: UMA QUESTÃO DE ENSINO?

André Douglas Marinho da Silva

Fabiana David Carles

07/12

Sala A13

PIBID E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Ailson Gomes de LIma

Ângela Glaucia da Silva; Francisco Charles Nepomuceno Sombra; Maria Janaína de Oliveira; Samuel Dias dos Santos

 

 

Leitura e escrita: procedimentos metodológicos

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Djalma Barboza Enes Filho

 

A LEITURA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO PENSANTE

Carina Sheila Silva Lima

Francisca Andressa Franças de Lima; Matheus Silva dos Santos

IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA ESCOLA: A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Suelen Da Silva Vinhorte

Djalma Barboza Enes Filho; Larissa Souza Silva

Linguagens e Literatura

07/12

Sala B5

AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA DE CORPUS PARA AS PESQUISAS TERMINOLÓGICAS

Simone Cordeiro de Oliveira

 

 

Linguagens e Literatura

UMA LEITURA DE POESIA: A LÍNGUA NO OLHAR DE DRUMMOND E BILAC

MARIA JOSÉ DA SILVA MORAIS COSTA

Aline Pereira Brito; Francisco Charles Nepomuceno Sombra

A produção de sequência didática para ensino de leitura e escrita em língua inglesa

José Mauro Souza Uchôa

 

A OCORRÊNCIA DO FEMINICÍDIO NO BRASIL: EDUCAÇÃO COMO BASE DE PREVENÇÃO A OFENSA AOS DIREITOS HUMANOS DE MULHERES

Sabrina Cassol

Nalidia Ferreira Abreu

Políticas públicas e gestão escolar

07/12

Sala B6

A TRAJETÓRIA DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR

Éverton

 

 

 

Tecnologia e Educação Escolar

APLICATIVOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Cristiano Tavares de Oliveira

Maria Irinilda da Silva Bezerra

PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS  DA UFAC: UM OLHAR DISCURSIVO

Célia Maria Pires de Almeida

 

Tecnologias Assistivas e suas contribuições na educação das Pessoas com deficiência na escola Padre Edson  Mâncio Lima, Acre.

MARIA GEANE LIMA VERDE DO NASCIMENTO