Início
Apresentação
A Comissão Organizadora convida os Profissionais da Educação Superior e da Educação Básica, Pesquisadores, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação e demais interessados para o I Simpósio de Pedagogia e IV Seminário Pibid, que acontecerá no período de 05 a 08 de dezembro de 2017, na Universidade Federal do Acre - UFAC – Campus Floresta, Cruzeiro do Sul/AC.
Faremos discussões sobre FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO AMAZÔNICO, num espaço público com pesquisadores e comunidade acadêmica e escolar.
Histórico
O I Simpósio de Pedagogia (Simped): 25 anos fomentando a educação no vale do Juruá nasce de um desejo de docentes que atuam no Curso de Pedagogia, Campus Floresta, em refletir sobre as ações praticadas e vivenciadas por alunos e professores, no que tange ao ensino, a pesquisa e a extensão. O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia foi o segundo a ser implantado na cidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, com caráter permanente. Iniciado em 1992, assume a responsabilidade de explorar as riquezas educacional e cultural presentes na Amazônia ocidental. Habilita para atuarem nas escolas, no ensino infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e EJA ou junto a gestão escolar, anualmente, 50 alunos oriundos, principalmente, dos municípios do Acre e do Amazonas.
O curso de Pedagogia do Campus Floresta é um dos mais concorridos pela comunidade. É resultado de reivindicações da comunidade local que, na década de 1990, contava com apenas um curso de formação superior, oferecido pela Ufac. As exigências sociais, fizeram com que as autoridades locais procurassem atender as demandas postas, o apelo por outro curso de licenciatura. Assim, depois de acordos entre as autoridades locais, estaduais, com a administração da Ufac, foi proposto abrir uma turma regular de licenciatura em Pedagogia.
Atualmente o Curso de Pedagogia está vinculado ao Centro de Educação e Letras – CEL e conta com um quadro de 28 professores entre doutores, mestres e graduados. Os efeitos da criação deste curso para a comunidade juruaense e redondezas, são inegáveis, principalmente no que se refere a melhoria do perfil de professores dos sistemas de ensino público e privado. Com 21 turmas de egressos colocadas a serviço da comunidade nos mais diversos campos de atuação profissional, o Curso de Pedagogia desenvolve ensino, pesquisas e extensão, cujas temáticas situam-se, na sua maioria, no contexto amazônico, na busca por um entendimento mais acurado do ser amazônida, possibilitando o encontro entre visões de mundo diferenciadas e, desse modo, enriquecendo as experiências, principalmente no âmbito das instituições educacionais.
O PIBID/UFAC/CAMPUS FLORESTA, como um programa de iniciação a docência, instalou-se no vale do Juruá há cinco anos e é composto por seis subprojetos nas áreas de Biologia, Educação, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Matemática, que colocam seis cursos de licenciatura em intensa atividade de diálogo, busca e partilhamento com várias escolas do município de Cruzeiro do Sul. Esse tempo tem fomentado uma série de vivências de formação que têm contribuído de modo significativo, tanto para a maior aproximação entre universidade e escola pública quanto, para o crescimento dos acadêmicos envolvidos com o programa.
O IV Seminário do PIBID/Campus Floresta se propõe como um momento de celebração dos cinco anos de experiência com o programa. Será, portanto, um espaço aberto para a troca dos saberes oriundos das vivências pibidianas e, consequentemente, oportunidade para um olhar que avalie as atividades até aqui desenvolvidas e que aponte perspectivas para os próximos anos.
Espera-se que a vivência proporcionada no evento contribua para a formação docente e faça emergir outras possibilidades de parcerias entre as instituições de ensino superior e de educação básica, que auxiliem a comunidade acadêmica e escolar na compreensão do fenômeno educacional, científico e cultural.