Palestrantes

Prof. Dr. Luiz Carlos Hubner Moreira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1980). É especialista em Administração de Serviços de Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1986); mestre em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense (1998).; e doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense; e da Faculdade São Camilo RJ. Exerceu a função de Coordenação do Programa Médico de Família Niterói - Secretaria Municipal de Saúde de Niteroi, até dezembro de 2012. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com
ênfase em Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, politicas públicas de saúde, educação em saúde, micropolítica e cuidado em saúde. Atuação em projetos intersetoriais em saúde educação e arte contemporânea. Atua ainda como consultor ambiental na área de saúde.

Prof. Dr. Luiz Miguel Picelli Sanches

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Pós-graduação Latu-sensu a nível de aprimoramento em Cuidados Intensivos pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Mestrado (2006) e Doutorado em Enfermagem (2013) pela Universidade Estadual de Campinas, com período sanduíche na School of Nursing - University of Michigan com apoio da CAPES como órgão de fomento. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco para o Curso de Enfermagem no Centro Acadêmico de Vitória, nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica, Enfermagem em Unidades Complexas e Informática em Saúde. Coordenador do Curso de Especialização em Saúde das Famílias e Comunidades, na modalidade EAD, oferecido pela UFPE/CAV e UNASUS-UFPE. Atua como pesquisador no grupo de pesquisa SABER - Tecnologias Sociais e Educacionais, desenvolvendo projetos com tecnologia e educação. Tem experiência na área de Enfermagem Fundamental com ênfase no laboratório de habilidades técnicas, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e seus processos educativos da força de trabalho, e também em Informática aplicada à Saúde, no planejamento e aplicação de novas tecnologias, além dos processos de usabilidade aplicados à softwares em saúde.

 

Prof. Msc. Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2008), especialização em Gestão em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2012), especialização (Residência) em Saúde da Família pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (2012) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente é professora assistente do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão/UFPE, ouvidora do CAV, e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Atua principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, saúde coletiva, epidemiologia, educação em saúde e informática aplicada à saúde.

 

 

 

Prof. Msc, Rogélia Herculano Pinto

Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem Obstétrica pela UEPB, Mestre em Enfermagem pela UFPB com área de concentração em Saúde Pública, doutoranda em enfermagem pela UFPE e Especialista em Acupuntura pela ABA ? Associação Brasileira de Acupuntura. Atualmente é docente da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAV desde 2008, do núcleo de Enfermagem. Foi coordenadora do Curso e Núcleo de Enfermagem/CAV. Docente do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde. Foi Membro do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão ? UFPE. Docente do componente curricular Práticas Integrativas e Complementares e Enfermagem em Ginecologia e Obstetricia. E Coordenadora da disciplina Praticas Integrativas e Complementares nos cursos de Enfermagem e Saúde Coletiva. Atua na pesquisa e extensão no campo das PICs com estudos clínicos. Terapeuta Floral e Reikiana além da Acupunturista.

 

Prof. Msc. Thaise Torres

Professora Tempo Integral do Curso de Enfermagem UNIFAVIP-Devry, Caruaru-PE; Preceptora e Enfermeira Obstetra do Hospital Barão de Lucena, Recife PE; Coordenadora da Educação Permanente e Enfermeira Obstetra do Hospital Municipal e Casa de Saúde Bom Jesus, Caruaru PE; Mestre em Saúde Humana e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAV); Especialista em Enfermagem Obstétrica; Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAV). Com experiência nas áreas de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia, Fundamentos de Enfermagem
(Semiologia e Semiotécnica), Enfermagem em Clínica Médica, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Humanização da Assistência em Enfermagem, Administração em Enfermagem e Saúde do Trabalhador.

 

Prof.Msc Katia Maria Mendes

Bacharel em Enfermagem com habilitação em Saúde Pública (1991) pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Titulou-se como especialista em Gestão Hospitalar (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco, Educação em Enfermagem (2005) e Estomaterapia ? TiSOBEST (2011) pela Universidade de Pernambuco. Titulou-se como Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB (2015). Atua na área de enfermagem neonatal desde 1992. Desenvolve atividades docente desde 1996. Atualmente é Gerente de Enfermagem da Unidade Neonatal da UPE/CISAM, Docente da UNINASSAU nas disciplinas cuidado integral à saúde do recém-nascido e da criança e trabalho de conclusão de curso 1 e 2, e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica, pela Faculdade Redentor.

 

Prof. Phelipe Gomes de Barros

Graduado em Enfermagem pela Universidade Potiguar (2010). Pós-Graduado em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdade Redentor - RJ. Especialista em Micropolíticas de Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Residência em Enfermagem Cardiovascular no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco - PROCAPE/UPE. Aluno do Programa de Doutoramento Direto da Faculdade de Medicina da USP - Doenças Infecciosas Parasitárias. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Doenças Negligenciadas, Enfermagem em Urgência e Emergência e Cardiologia, além de Terapia Intensiva Neo-Pediátrica e Adulta. Atuação como coordenador do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da 4ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte, dando suporte aos 25 municípios que compõem tal região. Atuação nas Operações Carajás e Centro-Nordeste do Projeto Rondon do Ministério da Defesa. Atualmente é pesquisador na temática das Doenças Negligenciadas e Repercussões Cardiovasculares da Tuberculose. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas - NEPE/UEPB e membro do Grupo de Pesquisa: Avaliação dos Serviços de Saúde.

Prof. Msc. Jackeline Santos

É Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP), pesquisadora do LOED (Laboratório de Observação e Estudos Descritivos); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi aluna especial do Programa Integrado de Doutorado em Filosofia (UFRN-UFPB-UFPE), da disciplina Tópicos Especiais em Filosofia Prática II. Cursou também como aluna especial a disciplina Tópicos Educacionais IV: Éticas do Dom, Alteridade e Formação Humana, da Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE. É Coach Profissional pelo Instituto Edson de Paula (Campinas/SP) e membro-fundadora da International Coach Federation (ICF), capítulo Pernambuco. Public Master de Comunicação Intensiva pelo Instituto Edson de Paula (SP) e Analista Comportamental DISC. É pós-graduada em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Funcionária pública licenciada (cargo de enfermeira fiscal) de Autarquia Pública Federal (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco - COREN / PE). Possui experiência hospitalar e em auditoria de Enfermagem. Tem experiência como parecerista técnica de obras bibliográficas em Enfermagem. É professora convidada de cursos da Pós-Graduação lato sensu do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) - Faculdade Redentor e da Universidade Estácio de Sá (Portal F Cursos Recife). Foi pesquisadora líder de Grupo de Pesquisa em Enfermagem (GPENF) do UNIFAVIP DeVry Brasil. Tem experiência com processos de ensino-aprendizagem em cursos de formação profissional de nível técnico e em Educação Superior. Atuou como coordenadora pedagógica do SENAC Recife, supervisionando os seguintes cursos: Técnico em enfermagem, Especialização técnica em enfermagem do trabalho, Instrumentação cirúrgica, Flebotomia, Técnico em segurança do trabalho, Recepcionista em serviços de saúde, Atualização em recepcionista de serviços de saúde e Agente Comunitário de Saúde.

Prof. Msc. Bruna Camarotti da Cunha

Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (2012) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Enfermagem Bacharelado (2010) pela UECE. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Docente no Curso de Graduação de Enfermagem da Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda - FACOTTUR. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase à saúde mental, saúde da criança, urgência e emergência (acolhimento e classificação de risco). Atua principalmente nos temas: saúde mental, saúde do recém-nascido, criança e adolescente, semiologia e semiotécnica em enfermagem.

 

Prof. Dra. Telma Ribeiro Garcia

Graduação em Letras, Vernáculo, pela Universidade Federal da Paraíba (1969); Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat (1973); Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (1981); Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade de São Paulo, EEUSP (1984); e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, EERP-USP (1996). Professora Adjunto IV (aposentada), da Universidade Federal da Paraíba. Diretora do Centro CIPE® do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB, acreditado pelo Conselho Internacional de Enfermeiras. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Nacional, Gestão 2007-2010 (Primeira Secretária) e Gestão 2010-2013 (Diretora de Publicações e Comunicação Social). Editora Científica da Revista Brasileira de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem, no período de outubro de 2010 a dezembro de 2014. Membro da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Conselho Federal de Enfermagem - CTLN / Cofen, de 2009 a 2012. Experiência na área de Enfermagem Obstétrica e Enfermagem Fundamental, atuando nos seguintes temas: sistematização da assistência de enfermagem; processo de enfermagem; sistemas de classificação, nomenclaturas, vocabulários e terminologias de Enfermagem.

Prof. Mailton Alves Albuquerque

Possui graduação em enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2001). Atualmente é Coordenador Técnica do Curso de Especialização em Estomaterapia da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Enfermagem, na assistência em Unidade de Terapia Intensiva e Coordenação da comissão de curativos. Em saúde Pública ampla experiência em Gestão da Atenção a Saúde.

 

 

Prof. Msc. José Alexandre Menezes da Silva

Bacharel em Ciências Biológica pela UFRPE; Especialista/Residência em com residência em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - PE, Especialista em Epidemiologia de Campo - EPISUS pelo MInistério da Saúde e Centers for Disease Control and Prevention - CDA-EUA. Doutorando em Medicina Tropical pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa - Portugal e Consultor da OPAS-Brasil entre 2011 e 2014 e Superintendente do Programa Estadual de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas - SANAR, Secretaria de Saúde de Pernambuco 2015 a março de 2018.