O Congresso

O II Congresso das Ligas de Cancerologia (II CoLC) é a segunda edição de um evento de sucesso, que teve a sua primeira edição realizada em Fortaleza, em 2012, durante o Congresso Nacional de Cancerologia (ConCan). Esta edição acontecerá no auditório e nos anfiteatros da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (FCM-UNICAMP), nos dias 28 e 29 de setembro de 2013.
Serão dois dias de congresso que englobarão várias áreas da Saúde, entre elas: Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Ocorrerão palestras expositivas e debates sobre diversos aspectos da área da Oncologia, formando preponderantemente blocos temáticos que abordem questões de grande relevância e de constante inovação no contexto do atendimento do paciente oncológicos, tais como: Tumores de Cabeça e Pescoço, Canceres Hematogênicos, Saúde da Mulher, Atualizações em Diagnóstico e Tratamento, entre outros.   A comissão organizadora é composta por graduandos do curso de Medicina da FCM-UNICAMP, apoiada pelo Grupo de Estudos em Oncologia (GEO) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas de Cancerologia (CoBraLC). Guiado pelas premissas de seus apoiadores, o Projeto busca oferecer aos estudantes e profissionais da Área da Saúde diversas palestras ministradas por especialistas de comprovada excelência e vasta experiência no assunto que, além de destacar pontos fundamentais da Área da Oncologia, englobarão os aspectos biopsicossociais da doença, estimulando o raciocínio clínico, a constante atualização no tema e a humanização do profissional.

O II CoLC recebe o apoio do Hospital de Clínicas (HC-UNICAMP) e da Sociedade Brasileira de Ligas de Cancerologia (SBC). O HC é considerado um dos maiores hospitais gerais do interior do Estado de São Paulo e um centro de excelência médica nacional, que atende cerca de 500 mil pacientes por ano. A SBC é uma entidade civil e científica, de direito privado, sem fins lucrativos; órgão maior da Cancerologia Brasileira; fundada em 25 de julho de 1946, filiada, através de sua divisão médica, à AMB, constituindo-se em seu departamento de cancerologia, atualmente sob a presidência do ilustre Dr. Robson Freitas de Moura.


O evento contará com a exibição de pôsteres, como mais uma forma de divulgar os novos trabalhos na área de cancerologia, demonstrando a aplicabilidade na prática das informações que irão ser veiculadas no Congresso, afinal, a ciência não é estática, e deve sempre ser aprimorada através de estudos. Além disso, a exibição é uma das formas do evento incentivar a pesquisa, dando publicidade e prestígio aos estudantes e profissionais engajados neste campo. Como um estímulo a mais para os pesquisadores, haverá premiação dos melhores pôsteres, visando sempre criar um ambiente que estimule o interesse e produção científica.