Normas de Submissão de Trabalhos Científicos
Trabalhos científicos
1. Introdução
2. Normas e instruções de submissão dos trabalhos
3. Das datas de envio e aceite do resultado de aprovação dos trabalhos
4. Da comissão julgadora
5. Áreas temáticas
6. Da submissão dos resumos dos trabalhos
7. Do formato dos pôsteres
8. Julgamento de trabalho científico
1. Introdução
1.1. Disponibilizamos no site um sistema que permitirá a submissão e o acompanhamento dos trabalhos
“Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, após a aceitação, para garantir sua apresentação e publicação, o autor que irá apresentar o trabalho deverá realizar o pagamento do respectivo evento”
1.2. Serão aceitos trabalhos nos seguintes idiomas: Português, Inglês e Espanhol
1.3. Os trabalhos selecionados serão apresentados no formato de pôster
1.4. Todos os trabalhos inscritos devem ser originais e inéditos e devem estar rigorosamente em conformidade com o “Regulamento para apresentação de pôsteres científicos”
1.5. A submissão do trabalho científico significa a aceitação das regras e condições descritas neste regulamento
2. Normas e instruções de submissão dos trabalhos
2.1. O preenchimento e o envio dos trabalhos devem ser rigorosamente por meio eletrônico através do site oficial do congresso
Não serão aceitos trabalhos enviados via correios, e-mail ou fax. Utilize somente o sistema eletrônico para o envio dos trabalhos
2.2. Os dados cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois eles servirão para a publicação do trabalho além de sua inscrição no evento
2.3. Certifique-se que o e-mail informado na ficha esteja correto, pois todas as informações pertinentes ao evento serão enviadas por ele
2.4. O CPF é um campo de identificação do autor principal. O seu preenchimento é obrigatório. Certifique-se que o número do CPF esteja correto
“Não nos responsabilizamos por números de CPF digitados de forma errada e, consequentemente, nomes de participantes errados”
2.5. Será emitido apenas 01(um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores, nominando o apresentador
“Sendo o primeiro autor considerado o apresentador, através do sistema será marcado o apresentador”
2.6. Serão aceitos no máximo 02 (dois) resumos de trabalho por congressista como autor principal ou como apresentador
2.7. Serão permitidos no máximo 08 (oito) co-autores por trabalho submetido
3. Das datas de envio e aceite do resultado de aprovação dos trabalhos
3.1. O prazo para inscrição expirará no dia 20/agosto/2013 e a relação dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 10/setembro/2013.
3.2. Logo após finalização de envio do trabalho, o autor responsável receberá, no e-mail cadastrado, notificação do recebimento completo dos trabalhos
“Caso não receba a notificação por e-mail em até 24 horas após a finalização da submissão, pedimos que entre em contato imediato”
3.3. O autor que realizar a submissão do trabalho, obrigatoriamente, deve estar inscrito no II Congresso Brasileiro de Ligas de Cancerologia, em uma das categorias (não é necessário efetuar o pagamento da inscrição, antes da submissão dos trabalhos, somente após a aprovação)
3.4. O apresentador do trabalho, após obter a aprovação, precisa obrigatoriamente estar com sua inscrição paga até 20/setembro/2013
3.5. Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados em horário e tempo a serem estipulados e constantes no Programa Oficial do congresso
3.6. As opiniões e declarações contidas nos trabalhos submetidos são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente coincidentes com as da Comissão Científica
3.7. Os trabalhos científicos não serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica e serão publicados exatamente na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação
3.8. Não serão aceitos pedidos de alteração após a submissão dos trabalhos
3.9. Os pôsteres serão distribuídos para os congressistas nos Anais do II Congresso Brasileiro de Ligas de Cancerologia. A organização do congresso entende que os autores que submeteram seus trabalhos assumem estar cientes e concordam com essa distribuição
4. Da comissão julgadora
4.1. A Comissão Científica é soberana no direito de selecionar, avaliar, aceitar ou recusar trabalhos para apresentação
4.2. A distribuição dos trabalhos para os avaliadores será de responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, sempre de forma anônima e cega, respeitando que os avaliadores não recebam trabalhos de suas instituições/cidades
4.3. A avaliação dos trabalhos será de acordo com os critérios de originalidade, apresentação, metodologia e contribuição científica e/ou social
4.4. Os autores devem estar cientes de que não caberá nenhum tipo de recurso relativo ao processo de julgamento de qualquer trabalho submetido
4.5. Situações que não estejam previstas no regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica, não cabendo nenhum outro tipo de resolução
5. Áreas temáticas
5.1. Os resumos deverá respeitar a área do conhecimento contido na relação a seguir. Trabalhos que não se encaixam especificadamente em uma delas, deverá ser classificado como “Outros”:
• Tumores de mama
• Tumores ginecológicos
• Tumores gastrointestinais superiores e inferiores
• Tumores de pulmão
• Tumores urogenitais
• Tumores do SNC
• Tumores raros
• Tumores de cabeça e pescoço
• Tumores hematológicos
• Sarcomas e melanomas
• Políticas de saúde em Oncologia
• Suporte Clínico em Oncologia
• Psico-oncologia
• Oncologia molecular e genética
• Enfermagem oncológica
• Odontologia
• Farmácia
• Revisão bibliográfica
6. Da submissão dos resumos dos trabalhos
6.1. O resumo deverá ter no máximo 2.000 (dois mil) caracteres, sem incluir o título. No caso de usar abreviaturas e siglas, explicá-las na primeira vez que forem usadas. Não iniciar sentenças com numerais
6.2. Os trabalhos inacabados, com resultados e conclusões indefinidos ou com expressões do tipo “os resultados serão apresentados”, “os dados serão discutidos durante a apresentação”, não serão aceitos para avaliação e serão desclassificados
6.3. A divisão do texto deverá obrigatoriamente obedecer a seguinte ordem:
• Título
o Deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado no trabalho. O título não deve conter abreviaturas não uniformizadas na literatura oncológica
• Nome dos autores
o Escrever o nome de todos os autores, inserindo um nome por vez, iniciando pelo autor principal
“Exemplo: Rodrigo de Andrade Natal
Nome para citação: Natal R.A
Instituição: UNICAMP
• Objetivos
o Deve expressar claramente as premissas teóricas e justificativas do estudo
• Material e método
• Resultados
o Apresentar os resultados relevantes de forma clara e sintética, baseadas na metodologia aplicada, inclusive as análises estatísticas e sua significância
• Discussão
o Discussão dos resultados, argumentando e sustentando o que foi encontrado
• Conclusão
o Devem estar relacionados aos objetivos e resultados
6.4. Instituição: informar o nome das instituições e cidades envolvidas no trabalho. Nomes ou abreviaturas de nomes terão apenas a inicial maiúscula. As siglas serão em maiúsculas
6.5. Para relato de caso, utilizar o formato
• Introdução
• Relato
• Conclusão
“Os relatos de caso serão aceitos mesmo que não sigam as configurações descritas no site”
7. Do formato dos pôsteres
7.1. Os trabalhos selecionados para os pôsteres deverão ser apresentados em banners respeitando as medidas: 90 cm de largura x 100 cm de altura.
7.2. Os autores serão responsáveis pela montagem e desmontagem de seus trabalhos nas áreas determinadas e de acordo com o dia e horário estipulado pela Comissão Científica. A Organização do congresso não se responsabiliza por pôsteres fixados ou retirados fora do prazo estipulado
8. Julgamento de trabalho científico
8.1. A Comissão Científica formará uma Comissão Julgadora que visitará os trabalhos expostos, sendo necessária a presença do apresentador. Sua ausência implica na não entrega do certificado de apresentação
8.2. Os três melhores trabalhos submetidos serão selecionados para uma apresentação oral de 10 (dez) minutos.
8.3. O melhor trabalho científico dentre os três mencionados no item anterior será premiado na quantia de R$300,00 (trezentos reais) e condecorado com título de reconhecimento. Todos os trabalhos submetidos receberão certificados.