Início

Bem-vindo. Graças aos participantes, o I Simletras foi um sucesso! Os certificados já estão disponíveis online no formato PDF para visualização, download e impressão, caso julgue necessário. Acesse agora.

 

SOBRE O I SIMLETRAS

Os cursos de licenciaturas em Letras da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, vêm, ao longo de vinte e cinco anos, formando profissionais que se inserem nos sistemas municipal, estadual e federal da educação no vale do Juruá. Assim, durante esse tempo de ações acadêmicas, foi se corporificando uma necessidade de reflexão sobre as práticas e ações formativas desenvolvidas pelo curso sob a tríade ensino, pesquisa e extensão. Os cursos de Letras desenvolveram pesquisas de iniciação científica, cujas temáticas situam-se no contexto amazônico e na busca por um entendimento mais acurado do ser amazônida. Para além disso, também foram implementados projetos de extensão voltados para o diálogo permanente com a comunidade externa aos cursos, possibilitando o encontro entre visões de mundo distintas e, desse modo, enriquecendo as experiências principalmente no âmbito das instituições educacionais, onde a maioria desses projetos se realizou. Ampliando a perspectiva da pesquisa e da extensão, as licenciaturas em Letras proporcionam ainda a continuidade da formação de seus egressos por meio de cursos de especialização lato sensu.

HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES

No intuito de celebrar todas essas ações desenvolvidas pelas licenciaturas em Letras alocadas no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, comemorou-se no ano de 2009 a Semana de Letras: 20 anos de memória no vale do Juruá, momento de encontro entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa que serviu como motivação para efetivar um evento que pudesse consolidar a reflexão sobre o papel sociocultural das licenciaturas em Letras no vale do Juruá. O I Simletras – 25 anos entrelaçando educação, signos e imaginários na floresta emergiu, portanto, desse anseio de ampliar os laços existentes entre academia/escola/sociedade. Espera-se que a vivência do encontro faça emergir outras possibilidades de parcerias que auxiliem a comunidade acadêmica na compreensão do fenômeno educacional amazônico.

CONTRIBUIÇÕES PARA PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO EVENTO

O público alvo do I Simletras constitui-se por professores e alunos da rede pública do ensino básico e do ensino superior da região do vale do Juruá. Serão oferecidos minicursos, comunicações de trabalhos científicos, conferências, mesas redondas, oficinas e atividades culturais diversas. Um evento acadêmico de tal porte contribuirá para o enriquecimento cultural e de formação intelectual e técnica dos professores e alunos da UFAC e das escolas de ensino básico da região, elevando, portanto, a qualidade do processo educativo.

FINALIDADES DO EVENTO

Contribuir para o incremento da formação docente por meio de ações acadêmicas, científicas e culturais voltadas para atividades que proporcionem uma reflexão sobre o papel sociocultural dos cursos de Letras no vale do Juruá, Estado do Acre.