Informações e Inscrição
Prezado(a) participante, nessa seção você obtém informações para efetuar sua inscrição no I Simpósio Internacional em Letras do Campus Floresta. Por favor, antes de clicar no link abaixo, leia todas as informações. Se você já se inscreveu, acesse o site sempre pela seção Área do Participante, inclusive para envio de resumos após efetuar o pagamento.
Inscrições On-line
- Inscrições efetuadas até 30/09/2014 (PRORROGADO ATÉ 05/10/2014) têm direito de enviar resumos para apresentação de comunicação oral e pôster. Para enviar um resumo, faça primeiro sua inscrição, pague a inscrição e após esses procedimentos, acesse o sistema pela ÁREA DO PARTICIPANTE.
- As primeiras incrições têm direito a um minicurso ou uma oficina (vagas limitadas).
- Todos os inscritos, em qualquer data, podem assistir às paletras e mesas-redondas do I Simletras da Universidade Federal do Acre, em Cruzeiro do Sul,Acre.
- Por motivos técnicos, recomendamos que os interessados utilizem preferencialmente e-mail do servidor Gmail.
Categorias e Valores das Inscrições:
Aluno de Graduação e Pós-graduação:
- dia 12/08 a 30/09/2014 - valor: 30,00 reais (PRORROGADO ATÉ 05/10/2014).
- do dia 01/10 a 31/10/2014 - valor: 40,00 reais.
- do dia 01/11 a 22/11/2014 - valor: 50,00 reais.
Pesquisador e Professor do Ensino Superior
- do dia 12/08 a 30/09/2014 - valor: 50,00 reais (PRORROGADO ATÉ 05/10/2014).
- do dia 01/10 a 31/10/2014 - valor: 60,00 reais.
- do dia 01/11 a 22/11/2014 - valor: 80,00 reais.
Pesquisador e Professor do Ensino básico
- do dia 12/08 a 30/09/2014 - Inscrição gratuita online (PRORROGADO ATÉ 05/10/2014).
- do dia 01/10 a 31/10/2014 - valor: 40,00 reais.
- do dia 01/11 a 22/11/2014 - valor: 50,00 reais.
Outros Participantes
- do dia 12/08 a 30/09/2014 - valor: 50,00 reais (PRORROGADO ATÉ 05/10/2014).
- do dia 01/10 a 31/10/2014 - valor: 80,00 reais.
- do dia 01/11 a 22/11/2014 - valor: 100,00 reais.
Pagamento da Taxa de Inscrição
Eixos-Temáticos
- Literatura e Ensino: o eixo busca abordar o diálogo entre o estudo da literatura e as ações educativas em diferentes áreas e contextos, privilegiando seus sujeitos. Intenta a realização de estudo vislumbrando duas perspectivas: uma voltada para os estudos sobre linguagem, relacionados à escola e às práticas sociais orais e de leitura e escrita; a segunda voltada para questões referentes às subjetividades humanas presentes no âmbito educacional como consequência das ações nele desenvolvidas.
- Literatura e Regionalidades: o eixo procura provocar o diálogo entre as diversas matrizes inaugurais das realidades amazônicas e brasileiras. Aqui procuramos refletir sobre as variadas formas de produção literária ou crítica em torno do fenômeno propriamente, em articulação com os demais sistemas culturais e vozes que se manifestam no silêncio das construções e paradigmas dos mitos e emblemas de sociedades inseridas numa problematização de ser em consonância com o seu contexto de produção histórica e cultural. Implica também nas relações entre literatura, história e memória.
- Literatura, imaginário e outras linguagens: com o foco nas relações que se estabelecem entre literatura, imaginário e outras formas de organização sígnica, este eixo propõe o estudo de diferentes expressões artísticas contemporâneas – o cinema, a música, a contação de histórias, o teatro, etc. – incluindo a reflexão sobre os diferentes gêneros que lidam com o diálogo intertextual, considerando a experiência discursiva que veiculam e as novas possibilidades de aproximação com o literário.
- Formação de professores e inclusão: este eixo volta-se para a formação docente no enfrentamento das questões postas nos contextos da escola pública contemporânea como o impacto da inserção de pessoas com necessidades especiais, das diversidades étnico-culturais e sociais e as formações de novas fronteiras a partir de movimentos migratórios na Amazônia e do diálogo com outras regionalidades. O uso de novas tecnologias capazes de nivelar a capacidade de construção de saberes e provocar novas práticas pedagógicas.
- Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: perspectivas teóricas sobre o ensino e aprendizagem de língua estrangeira e estratégias de ensino nos diversos níveis da educação. Relatos de experiências de ensino e aprendizagem de LE no contexto amazônico. O uso das TICs como instrumento pedagógico.
- Práticas de letramento e estudos de gêneros do discurso / textual: O eixo sobre as práticas de letramento, vistos também como práticas sociais desenvolvidas pelo uso da leitura e escrita, podem oportunizar discussões profícuas acerca do trabalho com os gêneros do discurso. Eventos e práticas de letramento vêm sendo cada vez mais estudados no sentido de se entendê-lo como forma de discurso: gêneros discursivos textuais na atualidade, ou seja, como se dão os letramentos tanto em contextos escolares quanto em outros contextos em que os sujeitos vivenciam suas experiências.
- Descrição e análise linguística: O objetivo deste eixo é, a partir de diferentes posições teórico-metodológicas, estimular e reunir trabalhos que se voltem para a descrição e análise dos diferentes níveis estruturais da linguagem humana (fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos), considerando-os como aspectos fundamentais das línguas naturais, por meio da utilização de abordagens e da formulação de teorias linguísticas que tomam como base o contexto histórico e sócio-cultural em que as línguas se inserem.
- Percursos multidisciplinares: saúde, educação e meio ambiente: O presente eixo tem por base a educação, o meio ambiente e a saúde, levando em conta o processo de conscientização da população, o compromisso e a responsabilidade da sociedade na busca de uma vida saudável e sustentável. Procura analisar ações que se dão por meio de métodos e técnicas utilizadas no processo educativo pautado na reflexão a respeito da importância do saneamento básico, da saúde coletiva, da sustentabilidade e da educação para o desenvolvimento social, científico, político e econômico.
- Relações entre ensino e aprendizagem no PIBID Ufac – Campus de Cruzeiro do Sul: O Pibid − Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência − financiado pela Capes − Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior − é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. É pensando em tal programa que este eixo temático buscará abarcar trabalhos que se proponham a destacar como vem ocorrendo as relações entre ensino e aprendizagem a partir das atividades do Pibid desenvolvidas nas diversas escolas de Cruzeiro do Sul – AC, além de explicitar como essas atividades têm contribuído para a formação docente dos bolsistas e para a melhoria do ensino básico nas escolas participantes.
A partir dos eixos temáticos acima mencionados, as propostas deverão ser submetidas nas modalidades de comunicação oral, pôsteres e trabalhos completos.
Sessões de Comunicação Oral
Cada sessão será composta de apresentações orais conforme as temáticas dos eixos-temáticos, por sua vez propostas por um ou mais autores. Cada eixo-temático será composto por, no máximo, 12 comunicações orais; sendo cada trabalho com exposição de 15 minutos e 10 minutos para fins de debate e questionamentos.
Sessão de Pôsteres
Nessa sessão os alunos, professores, pesquisadores e participantes de I Simletras apresentam e oportunizam o reconhecimento dos respectivos estudos realizados. O pôster é um recurso de comunicação visual que materializa todo o processo da pesquisa e, portanto, deve apresentar os respectivos aspectos:
- O tamanho deverá ser de 90cm X 120cm;
- A fonte deverá ter, no minímo, tamanho 30 e ser no modelo Times New Roman.
- O pôster é um elemento recursivo com a finalidade de uma leitura rápida, por isso as informações dispostas devem ser pontuais e objetivas acerca da pesquisa relatada.
- Os gráficos, tabelas, quadros, figuras ou imagens constituem partes fundamentais de exemplificação do corpus pesquisado.
- A organização das partes do pôster deverão ser as seguintes:
- Logomarga do I Simletras e parceiros conforme o modelo oficial disponível para download aqui desde 16 de setembro de 2014;
- Título no topo, tomando toda a extensão do pôster;
- Nome e a filiação do(s) autor(es) logo abaixo do título;
- Introdução;
- Objetivos;
- Metodologia;
- Resultados;
- Considerações Finais;
- Referências
- Realização e Apoiadores do I Simletras
Resumos
Os resumos para inscrição nas sessões de comunicação oral e pôsteres deverão ser enviados em português em formato de arquivo de texto. DOC ou DOCX, contendo as seguintes orientações:
- Extensão textual entre 300 (mínimo) e 400 (máximo) palavras na fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples com as margens justificadas.
- Título do trabalho centralizado em caixa alta e negrito com espaçamento simples entre linhas.
- Nome (es) do (s) autor (es) por extenso com destaque em maiúscula apenas do último sobrenome, alinhados à direita e posicionados duas linhas abaixo do título.
- Logo abaixo ao nome, apresentar a filiação científica do (s) autor (es) com a abreviação do nome da Instituição de Ensino.
- Duas linhas abaixo do corpo textual do resumo deve-se apresentar no máximo de cinco palavras-chave respectivamente separadas por ponto-e-vírgula.
Os resumos devem possuir as seguintes partes:
- Contextualização
- Objetivos
- Revisão da literatura
- Metodologia
- Resultados obtidos ou esperados.
Resumos que não seguirem as normas serão indeferidos pela Comissão Científica do I Simletras. O parecer avaliativo dos resumos submetidos para as sessões de comunicação oral e apresentação de pôsteres serão avaliadas por membros convidados para compor a Comissão Científica do simpósio.
Trabalhos Completos
Após avaliação da Comissão Científica os participantes poderão enviar, até 30/10/2014 (PRORROGADO ATÉ DATA POSTERIOR AO EVENTO) os trabalhos completos que serão analisados pelo Comitê Científico da Revista Anthesis do Centro de Educação, Letras e Artes do Campos Floresta para publicação em edição especial da revista. É NECESSÁRIO FAZER A SUBMISSÃO DO TRABALHO ONLINE NESTE LINK.
Data-limite para submissão de trabalhos completos: 15/11/2014, às 23h59min.
Minicursos:
Serão ministrados em duas partes. Inciando no dia 19/11/2014 e finaliando no dia 20/11/2014, sempre das 8h às 12h, totalizando 08 horas.
Oficinas:
Serão ministradas no dia 18/11/2014, das 14h às 18h, totalizando 04 horas.
Demais atividades para os inscritos no evento:
Palestras,
Mesas-redondas,
Atividades Culturais, etc.
Clique aqui e acesse o regulamento do I Festival de Música e Poesia que ocorrerá no I Simletras.