Mensagem da Comissão
A alta prevalência do diabetes mellitus em âmbito global faz a doença ser um tema dos dias de hoje, com um caráter moderno, associada aos tempos atuais de porções de alimentos maiores e incremento na ingestão calórica, dado que, sabidamente, a gordura abdominal é a grande vilã na fisiopatologia da resistência à insulina e do avanço do diabetes mellitus tipo 2. No Brasil, segundo detalhado estudo do dr. Laerte Damaceno, estima-se que haja 12 milhões de diabéticos, muitos dos quais não têm o conhecimento do seu diagnóstico.
Dando sequência às três edições anteriores do evento, realizado em agosto/2011, setembro/2012 e agosto/2013, com inscrições esgotadas, nós, da comissão organizadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), optamos por manter a fórmula de sucesso das comissões organizadoras prévias. Contamos com renomados docentes e ícones da área de doze das principais instituições médicas do estado de São Paulo: Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM - Unifesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), Centro Universitário São Camilo (CUSC), Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP) e Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) e Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP).
O IV Simpósio Acadêmico de Diabetes Mellitus visa sistematizar e divulgar pontos relevantes da doença, dividindo em 4 blocos de palestras e discussões de dúvidas. O primeiro bloco consistirá da abordagem diagnóstica dos principais tipos de diabetes: tipos um, dois, MODY e LADA, bem como as implicações associadas a cada um deles, objetivando sobretudo situar os ouvintes sobre o atual conhecimento acerca das variadas formas de apresentação da doença. Já os demais blocos trazem temas pertinentes, de significativa importância, com o mais elevado grau de conhecimento sobre o assunto, passando pela fisiopatologia até a técnica terapêutica mais indicada. Workshops com temas práticos e um debate complexo entre especialistas quanto à prevenção das complicações crônicas do Diabetes Mellitus são também grandes atrativos do evento. A apresentação de trabalhos científicos voltados ao assunto também é uma contribuição importante para o incentivo a novos trabalhos e pesquisas nacionais.
Esperamos que todos possam tirar o máximo proveito do evento e nos encontraremos lá, 19 de outubro de 2014.
Muito obrigado,
Lucas Del Gallo Vieira da Rocha - Presidente da Comissão Central Organizadora – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
André Silva Franco - Vice-Presidente da Comissão Central Organizadora – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo