Mensagem da Organização

      A alta prevalência do diabetes mellitus em âmbito global faz a doença ser um tema dos dias de hoje, com um caráter moderno, associada aos tempos atuais de porções de alimentos maiores e incremento na ingestão calórica, dado que, sabidamente, a gordura abdominal é a grande vilã na fisiopatologia da resistência à insulina e do avanço do diabetes mellitus tipo 2. No Brasil, segundo detalhado estudo do dr. Laerte Damaceno, estima-se que haja 12 milhões de diabéticos, muitos dos quais não têm o conhecimento do seu diagnóstico.

      Dando sequência à primeira edição do evento, realizado em agosto/2011 com inscrições esgotadas, nós, da comissão organizadora da UNICAMP, optamos por adotar a mesma fórmula de sucesso posta em prática pela comissão organizadora central da primeira edição, da Liga de Diabetes da Faculdade de Medicina da USP. As apresentações de todas as palestras serão construídas em cima de casos clínicos, facilitando a aquisição dos conhecimentos clínicos e científicos ministrados. Contamos com renomados docentes e ícones da área de ONZE das principais instituições médicas do estado de São Paulo. À comissão organizadora, agregamos mais três instituições, somadas as 8 já participantes da primeira edição. São elas: Faculdade de Medicina de S.José do Rio Preto (FAMERP), Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP e Centro Universitário São Camilo.

      O II Simpósio Acadêmico de Diabetes Mellitus visa sistematizar e divulgar pontos relevantes da doença, dividindo em 4 blocos de palestras e discussões de dúvidas. O primeiro bloco consistirá da abordagem diagnóstica dos principais tipos de diabetes: tipos um, dois, MODY e LADA, bem como as implicações associadas a cada um deles, objetivando sobretudo situar os ouvintes sobre o atual conhecimento acerca das variadas formas de apresentação da doença. Contamos nesse bloco, também, com um palestrante internacional: Franco Folli, M.D., Ph.D.  (University of Texas Health Science Center ; Universidade de Milão). Já os demais blocos trazem temas pertinentes, de significativa importância, com o mais elevado grau de conhecimento sobre o assunto, passando pela fisiopatologia até a técnica terapêutica mais indicada. Workshops com temas práticos e um debate complexo entre especialistas quanto à solução farmacológica ou cirúrgica do DM2 são também grandes atrativos do evento. A apresentação de trabalhos científicos voltados ao assunto também é uma contribuição importante para o incentivo a novos trabalhos e pesquisas nacionais.

      Esperamos que todos possam tirar o máximo proveito do evento e nos encontraremos lá, no dia 23 de setembro.


Muito obrigado,
Antonio Carlos G. Barros Jr (FCM-Unicamp)
Vivian Horita (FCM-Unicamp)
Presidência da Comissão Central Organizadora – Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP