Trabalhos Científicos

Instruções para envio de trabalhos:

• O apresentador do trabalho deverá estar inscrito no simpósio.

• Serão avaliados apenas os resumos dos inscritos após o pagamento da inscrição via PagSeguro, no valor de R$10,00.

• Todos os resumos enviados devem estar de acordo com o EDITAL.

• Os resumos devem ser enviados através da Área do Participante, após sua inscrição para pagamento de envio de resumo de trabalho científico.

• O resumo deve possuir no máximo 2500 caracteres, contando espaços e ser redigido em português.

• O trabalho deve contemplar o Diabetes Mellitus ou temas correlatos.

• As inscrições de resumos poderão ser realizadas até o dia 26/07/2013.

• Os resumos selecionados farão apresentação no dia do evento.

• A apresentação dos resumos selecionados será na forma de pôster, que deve seguir as INSTRUÇÕES abaixo.

• Os trabalhos (texto e apresentação) serão avaliados pela comissão científica do evento.

• Os melhores trabalhos serão premiados através de publicações e prêmios em dinheiro.

 

Premiação:

 

• 1º lugar: R$750,00 + publicações na Revista de Medicina da USP.

• 2º lugar: R$250,00 + brinde exclusivo.

 

Painéis e tamanhos:

Os painéis deverão apresentar as seguintes dimensões: entre 0,90m e 1,20 m de altura e entre 0,80m e 0,90 m de largura. O pôster deve ser legível de uma distância de aproximadamente 1,50 m, e serão pendurados em um suporte para painéis .

 

Confecção do pôster:

 

O título deverá ser escrito em CAIXA ALTA, com uma altura mínima de 1,5 cm (letra impressa). Nomes científicos deverão seguir as regras internacionais, inclusive italização. Você pode usar a logomarca de seu Instituto ou Universidade para ajudar ao público na identificação da origem do pôster. Abaixo do título, escreva o(s) nome(s) do(s) autor(es) (Altura mínima de 1 cm na letra impressa), sublinhando o nome do autor/apresentador. Abaixo dessa linha escreva o endereço dos autores, bem como o e-mail do primeiro autor.

 

O pôster pode incluir um Resumo, se você achar que ele pode auxiliar a repassar a mensagem. O restante da informação pode ser dividido em secções, iniciando com Introdução e terminando com Conclusões. Outras secções como: Objetivos, Materiais e Métodos e Resultados podem ser incluídas. Os agradecimentos podem ser feitos ao final. Lista de Referências pode também ser incluída, se isto for muito necessário, devendo-se colocar somente as referências que foram citadas no pôster.

 

O pôster deve ser preparado tendo em vista seu uso como base para a apresentação e discussão de seu trabalho. No entanto, ele deve também ser auto-explicativo. Use figuras, diagramas, cartoons, etc., ao invés de texto, sempre que aplicável.

 

• TÍTULO (ARIAL 48, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)

• RESUMO [OPCIONAL] (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)

Texto do resumo, Arial 36, com ou sem margens.

• INTRODUÇÃO (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)

Texto do tópico, Arial 36, com ou sem margens.

• MATERIAL E MÉTODOS (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)

Texto do tópico, Arial 36, com ou sem margens.

• RESULTADOS (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)

Texto do tópico, Arial 36, com ou sem margens.

• CONCLUSÕES (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)

Texto do tópico, Arial 36, com ou sem margens.

• AGRADECIMENTOS E LISTA DE REFERÊNCIA [OPCIONAL] (ARIAL 24,CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)

Texto do tópico, Arial 22, com ou sem margens.

 

Ilustração de um exemplo de POSTÊR:

 

 

EDITAL DO CONCURSO DE PÔSTERES

 

III SIMPÓSIO ACADÊMICO DE DIABETES MELLITUS

1. DO OBJETIVO

1.1. O presente concurso foi instituído para incentivar a participação do acadêmico e do profissional em atividades de pesquisa, visando complementar sua formação e enriquecer seus conhecimentos nas diversas áreas da saúde.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. Poderão participar do CONCURSO DE PÔSTERES os trabalhos inéditos no evento (relatos de caso clínico e pesquisas científicas) de autoria de acadêmicos, regularmente matriculados em curso superior de saúde, residentes ou de profissionais de saúde em geral;

2.2. A inscrição dos resumos para análise e seleção deverá ser feita até o dia 26/07/2013, através do site.

2.3. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, seis autores.

2.4. Os trabalhos serão inscritos após comprovação de inscrição do apresentador do trabalho no evento;

2.5 . Os membros da Comissão Organizadora não poderão concorrer à premiação.

3. DO RESUMO

3.1. O resumo deverá ser redigido em português.

3.2. O resumo deve possui no máximo 2500 caracteres, contando espaços;

3.3. Os autores devem preenche o nome completo e sua sigla. Exemplo: Pedro Álvares Cabral, sigla: CABRAL PA,

3.4. O resumo deverá constar de Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e

Conclusão, salvo Relato de Caso que poderá constar de Introdução, Relato de

caso e Considerações Finais, destacados letras maiúsculas seguido de dois pontos. Exemplo: INTRODUÇÃO: e OBJETIVOS:;

3.5. Nas pesquisas com seres humanos e animais, os autores precisam citar, no item Métodos, que a pesquisa foi aprovada por Comissão de Ética em Pesquisa.

3.6. A(s) agência(s) financiadora(s) do trabalho, caso exista(m), não deve(m) ser referida(s) no resumo;

3.7. Usar abreviaturas somente quando a citação por extenso já constar no texto;

3.8. Caso necessário, gênero e espécies deverão ser grafados conforme normas internacionais;

3.9. Não é permitido a utilização de ilustrações (gráfico, tabela, quadro, etc.);

 

4. DA SELEÇÃO

4.1. Os resumos serão analisados exclusivamente pela Comissão Científica sem qualquer identificação de autoria ou instituição;

4.2. Não serão aceitos trabalhos que não obedecerem às normas gramaticais ou não estiveram dentro dos padrões de Metodologia Científica. Os trabalhos não serão devolvidos para correção;

4.3. A Comissão Científica será responsável pela classificação dos trabalhos, nos quais serão observados os seguintes critérios: repercussão do trabalho na sociedade, importância científica, emprego da metodologia científica na elaboração do trabalho e clareza na elaboração do resumo;

5. DA APRESENTAÇÃO EM PÔSTER

5.1. Os pôsteres serão expostos em retângulo de 80 cm a 90 cm de largura por 90cm a 120 cm de altura;

5.2. Deverão conter: título (em destaque), nome dos autores, instituição envolvida,

instituição financiadora, caso exista, cidade e Estado;

5.3. O corpo do trabalho deve conter Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão e Referências; salvo relato de caso, que poderá constar de Introdução, Relato de caso, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Exemplo: INTRODUÇÃO: e OBJETIVOS:;

5.3.1. É permitido agrupar os itens Resultados e Conclusão

5.4. Os pôsteres deverão ser montados às 7 horas da manhã e retirados às 18 horas e, na ocasião da montagem, serão analisados os itens 6.1, 6.2 e 6.3 pela Comissão Organizadora;

5.5. O apresentador do pôster deverá comparecer com 15 minutos de antecedência do horário previsto para sua seção de apresentação e assinar a lista de freqüência. A ausência do apresentador no horário do julgamento acarretará em desclassificação automática do trabalho;

5.6. É vedada a participação dos demais autores e/ou orientador de se manifestarem em defesa do Trabalho apresentado; ficando a cargo única e exclusivamente do Apresentador esclarecer os questionamentos;

6. DO JULGAMENTO

6.1. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão Científica, segundo os critérios abaixo;

6.1.1. Repercussão do trabalho na sociedade;

6.1.2. Importância Científica do trabalho;

6.1.3. Emprego da metodologia científica na elaboração do trabalho;

6.1.4. Emprego da metodologia científica na apresentação do trabalho;

6.1.5. Clareza dos objetivos;

6.1.6. Correspondência entre a conclusão e os resultados obtidos;

6.1.7. Didática do apresentador na exposição do trabalho;

6.1.8. Domínio do apresentador sobre o assunto abordado;

6.1.9. Recursos empregados na apresentação do trabalho.

6.2. O julgamento será realizado em formulário padronizado, com escore para os itens de avaliação. O modelo do formulário, elaborado pela Comissão Organizadora e aprovado pela Comissão Científica, poderá, por solicitação, ser visto pelos autores dos trabalhos;

6.3. A nota final do trabalho corresponderá a 50% (cinqüenta por cento) da nota atribuída ao resumo no momento da seleção e a 50% (cinqüenta por cento) da avaliação após a apresentação do trabalho.

7. DAS PENALIZAÇÕES

7.1. Estão desclassificados os trabalhos que desrespeitarem os itens 2.4 e 5.3.

7.2. Serão penalizados com perda de pontos os trabalhos que desrespeitarem os itens 5.2 e 5.5.

8. DA CERTIFICAÇÃO

8.1. Será fornecido certificado a todos os trabalhos aceitos e apresentados no evento;

8.2. Serão fornecidos certificados individuais aos apresentadores de trabalhos;

8.3. Serão fornecidos certificados aos vencedores do Concurso de Pôsteres.

9. DA PREMIAÇÃO

9.1. Os apresentadores dos trabalhos classificados em 1º e 2º lugares serão divulgados no encerramento do evento e receberão certificados individuais;

9.2. Serão premiados os trabalhos classificados em 1º e 2º lugares.

9.3. O 1º lugar terá como prêmio: R$750,00 (setecentos e cinquenta reais) e publicações em veículos médico-científicos a serem confirmados por meio de acordo entre a comissão organizadora do Simpósio e os veículos selecionados. O 2º lugar receberá R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).

9.4. Para as devidas publicações do vencedor do concurso, este deverá ter assinado a anuência por escrito antes da apresentação dos pôsteres no dia do evento.

10. CASOS OMISSOS

10.1. Os casos omissos neste regulamento serão analisados pela Comissão