Trabalhos Científicos
Instruções para envio de trabalhos:
• O apresentador do trabalho deverá estar inscrito no simpósio.
• Serão avaliados apenas os resumos dos inscritos após o pagamento da inscrição via PagSeguro, no valor de R$10,00.
• Todos os resumos enviados devem estar de acordo com o EDITAL.
• Os resumos devem ser enviados através da Área do Participante, após sua inscrição para pagamento de envio de resumo de trabalho científico.
• O resumo deve possuir no máximo 2500 caracteres, contando espaços e ser redigido em português.
• O trabalho deve contemplar o Diabetes Mellitus ou temas correlatos.
• As inscrições de resumos poderão ser realizadas até o dia 26/07/2013.
• Os resumos selecionados farão apresentação no dia do evento.
• A apresentação dos resumos selecionados será na forma de pôster, que deve seguir as INSTRUÇÕES abaixo.
• Os trabalhos (texto e apresentação) serão avaliados pela comissão científica do evento.
• Os melhores trabalhos serão premiados através de publicações e prêmios em dinheiro.
Premiação:
• 1º lugar: R$750,00 + publicações na Revista de Medicina da USP.
• 2º lugar: R$250,00 + brinde exclusivo.
Painéis e tamanhos:
Os painéis deverão apresentar as seguintes dimensões: entre 0,90m e 1,20 m de altura e entre 0,80m e 0,90 m de largura. O pôster deve ser legível de uma distância de aproximadamente 1,50 m, e serão pendurados em um suporte para painéis .
Confecção do pôster:
O título deverá ser escrito em CAIXA ALTA, com uma altura mínima de 1,5 cm (letra impressa). Nomes científicos deverão seguir as regras internacionais, inclusive italização. Você pode usar a logomarca de seu Instituto ou Universidade para ajudar ao público na identificação da origem do pôster. Abaixo do título, escreva o(s) nome(s) do(s) autor(es) (Altura mínima de 1 cm na letra impressa), sublinhando o nome do autor/apresentador. Abaixo dessa linha escreva o endereço dos autores, bem como o e-mail do primeiro autor.
O pôster pode incluir um Resumo, se você achar que ele pode auxiliar a repassar a mensagem. O restante da informação pode ser dividido em secções, iniciando com Introdução e terminando com Conclusões. Outras secções como: Objetivos, Materiais e Métodos e Resultados podem ser incluídas. Os agradecimentos podem ser feitos ao final. Lista de Referências pode também ser incluída, se isto for muito necessário, devendo-se colocar somente as referências que foram citadas no pôster.
O pôster deve ser preparado tendo em vista seu uso como base para a apresentação e discussão de seu trabalho. No entanto, ele deve também ser auto-explicativo. Use figuras, diagramas, cartoons, etc., ao invés de texto, sempre que aplicável.
• TÍTULO (ARIAL 48, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)
• RESUMO [OPCIONAL] (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)
Texto do resumo, Arial 36, com ou sem margens.
• INTRODUÇÃO (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)
Texto do tópico, Arial 36, com ou sem margens.
• MATERIAL E MÉTODOS (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)
Texto do tópico, Arial 36, com ou sem margens.
• RESULTADOS (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)
Texto do tópico, Arial 36, com ou sem margens.
• CONCLUSÕES (ARIAL 38, CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)
Texto do tópico, Arial 36, com ou sem margens.
• AGRADECIMENTOS E LISTA DE REFERÊNCIA [OPCIONAL] (ARIAL 24,CAIXA ALTA, CENTRALIZADO)
Texto do tópico, Arial 22, com ou sem margens.
Ilustração de um exemplo de POSTÊR:
EDITAL DO CONCURSO DE PÔSTERES
III SIMPÓSIO ACADÊMICO DE DIABETES MELLITUS
1. DO OBJETIVO
1.1. O presente concurso foi instituído para incentivar a participação do acadêmico e do profissional em atividades de pesquisa, visando complementar sua formação e enriquecer seus conhecimentos nas diversas áreas da saúde.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1. Poderão participar do CONCURSO DE PÔSTERES os trabalhos inéditos no evento (relatos de caso clínico e pesquisas científicas) de autoria de acadêmicos, regularmente matriculados em curso superior de saúde, residentes ou de profissionais de saúde em geral;
2.2. A inscrição dos resumos para análise e seleção deverá ser feita até o dia 26/07/2013, através do site.
2.3. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, seis autores.
2.4. Os trabalhos serão inscritos após comprovação de inscrição do apresentador do trabalho no evento;
2.5 . Os membros da Comissão Organizadora não poderão concorrer à premiação.
3. DO RESUMO
3.1. O resumo deverá ser redigido em português.
3.2. O resumo deve possui no máximo 2500 caracteres, contando espaços;
3.3. Os autores devem preenche o nome completo e sua sigla. Exemplo: Pedro Álvares Cabral, sigla: CABRAL PA,
3.4. O resumo deverá constar de Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e
Conclusão, salvo Relato de Caso que poderá constar de Introdução, Relato de
caso e Considerações Finais, destacados letras maiúsculas seguido de dois pontos. Exemplo: INTRODUÇÃO: e OBJETIVOS:;
3.5. Nas pesquisas com seres humanos e animais, os autores precisam citar, no item Métodos, que a pesquisa foi aprovada por Comissão de Ética em Pesquisa.
3.6. A(s) agência(s) financiadora(s) do trabalho, caso exista(m), não deve(m) ser referida(s) no resumo;
3.7. Usar abreviaturas somente quando a citação por extenso já constar no texto;
3.8. Caso necessário, gênero e espécies deverão ser grafados conforme normas internacionais;
3.9. Não é permitido a utilização de ilustrações (gráfico, tabela, quadro, etc.);
4. DA SELEÇÃO
4.1. Os resumos serão analisados exclusivamente pela Comissão Científica sem qualquer identificação de autoria ou instituição;
4.2. Não serão aceitos trabalhos que não obedecerem às normas gramaticais ou não estiveram dentro dos padrões de Metodologia Científica. Os trabalhos não serão devolvidos para correção;
4.3. A Comissão Científica será responsável pela classificação dos trabalhos, nos quais serão observados os seguintes critérios: repercussão do trabalho na sociedade, importância científica, emprego da metodologia científica na elaboração do trabalho e clareza na elaboração do resumo;
5. DA APRESENTAÇÃO EM PÔSTER
5.1. Os pôsteres serão expostos em retângulo de 80 cm a 90 cm de largura por 90cm a 120 cm de altura;
5.2. Deverão conter: título (em destaque), nome dos autores, instituição envolvida,
instituição financiadora, caso exista, cidade e Estado;
5.3. O corpo do trabalho deve conter Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão e Referências; salvo relato de caso, que poderá constar de Introdução, Relato de caso, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Exemplo: INTRODUÇÃO: e OBJETIVOS:;
5.3.1. É permitido agrupar os itens Resultados e Conclusão
5.4. Os pôsteres deverão ser montados às 7 horas da manhã e retirados às 18 horas e, na ocasião da montagem, serão analisados os itens 6.1, 6.2 e 6.3 pela Comissão Organizadora;
5.5. O apresentador do pôster deverá comparecer com 15 minutos de antecedência do horário previsto para sua seção de apresentação e assinar a lista de freqüência. A ausência do apresentador no horário do julgamento acarretará em desclassificação automática do trabalho;
5.6. É vedada a participação dos demais autores e/ou orientador de se manifestarem em defesa do Trabalho apresentado; ficando a cargo única e exclusivamente do Apresentador esclarecer os questionamentos;
6. DO JULGAMENTO
6.1. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão Científica, segundo os critérios abaixo;
6.1.1. Repercussão do trabalho na sociedade;
6.1.2. Importância Científica do trabalho;
6.1.3. Emprego da metodologia científica na elaboração do trabalho;
6.1.4. Emprego da metodologia científica na apresentação do trabalho;
6.1.5. Clareza dos objetivos;
6.1.6. Correspondência entre a conclusão e os resultados obtidos;
6.1.7. Didática do apresentador na exposição do trabalho;
6.1.8. Domínio do apresentador sobre o assunto abordado;
6.1.9. Recursos empregados na apresentação do trabalho.
6.2. O julgamento será realizado em formulário padronizado, com escore para os itens de avaliação. O modelo do formulário, elaborado pela Comissão Organizadora e aprovado pela Comissão Científica, poderá, por solicitação, ser visto pelos autores dos trabalhos;
6.3. A nota final do trabalho corresponderá a 50% (cinqüenta por cento) da nota atribuída ao resumo no momento da seleção e a 50% (cinqüenta por cento) da avaliação após a apresentação do trabalho.
7. DAS PENALIZAÇÕES
7.1. Estão desclassificados os trabalhos que desrespeitarem os itens 2.4 e 5.3.
7.2. Serão penalizados com perda de pontos os trabalhos que desrespeitarem os itens 5.2 e 5.5.
8. DA CERTIFICAÇÃO
8.1. Será fornecido certificado a todos os trabalhos aceitos e apresentados no evento;
8.2. Serão fornecidos certificados individuais aos apresentadores de trabalhos;
8.3. Serão fornecidos certificados aos vencedores do Concurso de Pôsteres.
9. DA PREMIAÇÃO
9.1. Os apresentadores dos trabalhos classificados em 1º e 2º lugares serão divulgados no encerramento do evento e receberão certificados individuais;
9.2. Serão premiados os trabalhos classificados em 1º e 2º lugares.
9.3. O 1º lugar terá como prêmio: R$750,00 (setecentos e cinquenta reais) e publicações em veículos médico-científicos a serem confirmados por meio de acordo entre a comissão organizadora do Simpósio e os veículos selecionados. O 2º lugar receberá R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).
9.4. Para as devidas publicações do vencedor do concurso, este deverá ter assinado a anuência por escrito antes da apresentação dos pôsteres no dia do evento.
10. CASOS OMISSOS
10.1. Os casos omissos neste regulamento serão analisados pela Comissão