Normas Trabalhos

Normas Trabalhos


1 Modalidades


Serão aceitos trabalhos na modalidade de Artigo Completo, de acordo com as Áreas Temáticas do evento. As apresentações serão feitas na forma de Comunicação Oral, sendo que cada trabalho terá 10 minutos para exposição e 10 minutos para debates.


2 Submissão de artigos


Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pela internet, através deste endereço eletrônico (www.eventoccsamcr.com.br) no período de 08 de julho até a meia-noite do dia 31 de agosto de 2010 (PRAZO PRORROGADO ATÉ DIA 08 DE SETEMBRO DE 2010). Devem ser enviados em formato digital, padrão Word for Windows.


3 Critérios de seleção dos trabalhos


Os artigos serão avaliados, no sistema double blind review, por três membros da Comissão Avaliadora, vinculados à área temática em que o artigo foi inscrito. Na avaliação serão observados os seguintes quesitos:
• a relevância e a atualidade do tema
• a clareza na exposição do problema e dos objetivos
• a fundamentação teórica
• a metodologia utilizada
• a clareza e coerência da conclusão
• a ortografia, a gramática, a clareza e ordenação lógica das idéias
A relação dos trabalhos aprovados para a apresentação será divulgada na página do evento.


4 Normas para elaboração de artigos
4.1 Configurações do texto


4.2 Conteúdo do artigo
1. Título: fonte arial, tamanho 14, centralizado, caixa alta, letra maiúscula, em negrito.


2. Resumo: (com até 300 palavras, fonte Arial, tamanho 12, em um único parágrafo, no mesmo idioma do trabalho, espaçamento entrelinhas simples).


Palavras-chave: (três palavras-chave, separadas por vírgulas).


3. Texto: digitação em Word, fonte Arial, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas simples. Deve estar justificado e conter entre 07 e 12 páginas, apresentar: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.


4. Subtítulos: fonte arial, tamanho 12, caixa alta, justificado à esquerda do texto.


5. Sub-subtítulos: fonte arial, tamanho 12, normal, sem negrito, justificado à esquerda do texto.


6. Citações:

7. Tabelas e gráficos: se houver, devem estar inseridos no texto e seguir à norma específica (ABNT).


8. Referências Bibliográficas: devem aparecer no final do artigo (contendo somente as utilizadas o texto), seguindo a formatação das normas da ABNT - Norma 6023 da ABNT, revisada em agosto de 2002.


Obs: O texto já deve estar adequado à norma padrão, revisado ortograficamente e obedecer rigorosamente às normas acima. A bibliografia deve estar contida no limite do número de páginas estabelecidas.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS

  1. As ilustrações, tabelas e gráficos (Excel ou Power Point), vinculados ao Word, devem ter fonte arial, tamanho 10. Parágrafo justificado.
  2. Não serão aceitos trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização.
  3. Somente serão aceitos trabalhos com revisão ortográfica, pois a versão enviada será definitiva, não podendo haver alterações posteriores.
  4. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados. Todavia, para a apresentação, deverá haver inscrição do(s) apresentador(es) no evento.
  5. Destaca-se a importância de se observar às instruções relativas ao formato dos trabalhos, pois previamente à avaliação dos conteúdos será verificado o cumprimento da formatação exigida.
  6. A coordenação do encontro não se responsabiliza pela originalidade dos artigos apresentados, bemcomo pela eventual falta de indicação do nome do autor e da origem da obra citada nos trabalhos.

 

ANEXO - ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO

1. Conceito

Artigo é um trabalho técnico-científico, escrito por um ou mais autores, que segue as normas editoriais do periódico a que se destina (cada revista ou evento científico - congresso, encontro, simpósio, etc. - pode ter algumas normas editoriais próprias).

2. Estrutura:

2.1 Cabeçalho

2.2 Resumo

Trata-se da apresentação concisa de todos os pontos relevantes do artigo. Visa fornecer elementos capazes para permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta integral do texto. O resumo deve ressaltar a problemática que se pretendeu solucionar e explicar; os objetivos; a abordagem metodológica empreendida; os resultados e as conclusões. Os resultados devem evidenciar, conforme as descobertas da pesquisa: o surgimento de fatos novos, contradições com teorias anteriores, bem como relações e efeitos novos verificados. O resumo deve ser composto de uma seqüência corrente de frases concisas, e não de uma enumeração de tópicos. Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. Deve-se evitar o uso de parágrafos, o uso de frases negativas, símbolos, fórmulas, equações e diagramas. O resumo é digitado com espaços simples entre linhas e geralmente, abrange no máximo 300 palavras.

2.3 Palavras-chave

As palavras-chave (3) devem aparecer depois do resumo e expressam os principais termos do artigo.

2.4 Texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução o tema é apresentado de maneira clara, precisa e sintética. Evite introdução que se refira vagamente ao título do artigo, nem tampouco uma introdução abrupta, que leve o leitor a entrar confusamente no assunto. Nada de relatos históricos, que remete a questão a seus antecedentes remotos, nem descrição exemplificadora, em que se formulam exemplos ilustrativos acerca do tema. Também não são recomendáveis as introduções que anunciam os resultados da investigação.

Fundamentalmente a introdução deve conter quatro idéias básicas - respostas às perguntas:

De maneira geral, a introdução deve informar sobre:

Em seguida à introdução, na parte do desenvolvimento, construa a moldura conceitual do artigo - referencie autores e estudos assemelhados, ou seja, mostre o apoio teórico ao desenvolvimento do tema objeto do artigo.

Descreva, brevemente, os materiais, procedimentos, técnicas e métodos utilizados para a condução da investigação - abordagem metodológica empreendida. Após a análise e avaliação dos resultados, caminha-se para a conclusão.

Basicamente o conteúdo das considerações finais compreende a afirmação sintética da idéia central do trabalho e dos pontos relevantes apresentados no texto. Considerada como uma das partes mais importantes do artigo, deve ser uma decorrência natural do que foi exposto no desenvolvimento. Assim, a conclusão deve resultar de deduções lógicas sempre fundamentadas no que foi apresentado e discutido no corpo do trabalho, e conter comentários e conseqüências próprias da pesquisa.

2.5 Referências

Relação das referências consultadas para elaboração do artigo. Consulte a norma 6023 da ABNT, revisada em agosto de 2002.

Ex. AUTOR(es)//Título:/subtítulo (se houver).//Edição.//Local:/Editora,/Ano.//Dados complementares (características físicas, Coleção, notas e ISBN).

FERREIRA, L. C. A questão ambiental. São Paulo: Perspectiva, 2006.