Áreas Temáticas

As 6 (seis) Áreas Temáticas definidas para o evento priorizam a identificação de áreas de conhecimento e/ou setores econômicos que possam ser objeto comum de estudo das diversas áreas de conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas e correlatas. As submissões de trabalhos podem ser feitas nas seguintes Áreas Temáticas:

Direitos fundamentais

Nesta área temática podem ser apresentados trabalhos envolvendo questões relacionadas aos direitos fundamentais de 1a Geração (Liberdade; Direitos negativos (não agir); Direitos civis e políticos: liberdade política, de expressão, religiosa, comercial); 2a Geração (Igualdade; Direitos a prestações, Direitos sociais, econômicos e culturais); 3a Geração (Fraternidade; Direito ao desenvolvimento; Direito à paz; Direitos da criança e do adolescente; Direitos dos consumidores) e 4a Geração (Direito à informação, à democracia direta e ao pluralismo).

Estado, direito e políticas públicas

Nesta área temática podem ser apresentados trabalhos envolvendo questões relacionadas à governabilidade de forma geral. Pesquisas envolvendo o setor público, a administração pública ou contabilidade pública; leis e reformas de estruturas legais visando aumentar o bem estar social; estudos, análises e propostas de políticas públicas e economia política; Aspectos envolvendo receitas e despesas públicas e seus impactos sobre o setor público e privado, tais como as reformas tributária, administrativa, previdenciária, política, etc.

Meio ambiente e sustentabilidade

Nesta área temática podem ser apresentados trabalhos envolvendo questões relacionadas aos processos produtivos e ao meio ambiente, à saúde humana e animal; legislação voltada ao meio ambiente; contabilidade e processos da gestão ambiental; desenvolvimento sustentável.

Informação e tomada de decisões

Nesta área temática podem ser apresentados trabalhos envolvendo questões relacionadas à preparação, comunicação e divulgação de informações econômicas e financeiras das organizações no âmbito interno e externo; a importância das informações e comunicação na gestão das organizações; metodologias relativas à tomada de decisão relacionadas às áreas funcionais, gerenciais, finanças das organizações e práticas de gestão.

Estratégias, inovação e tecnologia de informação em serviços

Nesta área temática podem ser apresentados trabalhos envolvendo questões relacionadas ao papel dos clientes no processo de inovação de serviços; a automação de serviços nas categorias específicas e apropriadas; os aspectos gerenciais associadas à adoção de novas tecnologias; a importância competitiva da informação nos serviços; o valor e seu papel na inovação dos serviços.

Geração e disseminação do conhecimento

Nesta área temática podem ser apresentados trabalhos envolvendo questões relacionadas aos paradigmas do conhecimento jurídico moderno, de administração, de ciências contábeis e áreas afins; a questão do ensino, da pesquisa e da socialização do saber; processos do ensinar; implicâncias do aprender.