A Cidade
Juazeiro do Norte é a segunda maior cidade do Ceará, depois apenas de Fortaleza. O nome Juazeiro vem de uma árvore típica da região Nordeste. O Norte, mesmo que ela esteja ao sul do Ceará, é para diferenciá-la da irmã Juazeiro na Bahia. Apesar do nome composto, a cidade é mesmo conhecida em todo o Brasil como a "Terra do Padre Cícero".
Foi aqui que ele pregou toda a vida e é onde está sepultado. Em homenagem ao padre foi construída uma estátua, que atrai milhares de religiosos o ano todo em busca da benção do Padim Ciço. A cidade é o segundo maior pólo de turismo religioso do Brasil e por causa disso possui uma boa infra-estrutura hoteleira e de transporte, incluindo um aeroporto próprio, com capacidade para receber aviões de grande porte.
A população estimada é de cerca de 250 mil pessoas. Fica a aproximadamente 565km da capital, próximo à divisa de Pernambuco. Padim Ciço também foi responsável pela emancipação da cidade do município vizinho de Crato em 1911 e foi o primeiro prefeito da cidade, o que reforçou a imagem dele como mito e homem santo.
O calendário turístico da cidade é condicionado às festas religiosas. São pelos menos oito festas, incluindo a de Nossa Senhora das Candeias (fevereiro), aniversário de morte do Padre Cícero (julho) e o Dia do Romeiro (novembro).
Juazeiro também é famosa pela qualidade do artesanato. Ouro, madeira, couro, papel e palha são trabalhados por hábeis mãos para fazer cestos, roupas, jóias, imagens sacras e chapéus. A confecção de artigos religiosos e relacionados ao Padim Ciço é uma das principais atividades econômicas da cidade.
Está localizada em juazeiro do Norte a primeira escola normal rural do Brasil, o Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, inaugurado em 13 de junho de 1934. O triângulo Crajubar (denominação dada a conurbação formada por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), representa um crescente pólo universitário da região Nordeste.
Mais informação: