Lançamento de Livros
Método Höllefer: estudos em modelagem do vestuário para alfaiataria feminina contemporânea.
Autoras: Schaefer, Egéria Höeller Borges Método Höllefer; BORGES, Olga Höeller (in memorian)
Categoria: [livro eletrônico]
ISBN 978-65-00-50736-2
1. Alfaiataria 2. Moda feminina 3. Modelagem feminina I
O Método Hollefer nasceu do amor e companheirismo entre mãe e filha. Quando eu tinha 14 anos, minha mãe ficou viúva e seu ateliê de costura, que servia para distrair a mente e ganhar um dinheiro extra para suas necessidades de mulher, passou a ser a única forma de sustento para minhas duas irmãs, minha mãe e eu. No começo minha mãe resistiu, disse que não queria me ensinar, pois achava melhor que eu me dedicasse aos estudos e algum trabalho mais rentável. Mas eu gostava muito de vê-la costurar e também da sua companhia. Nossas tardes eram doces e nosso convívio leve e de muito aprendizado. Por alguns meses eu trabalhei como vendedora de uma loja e somente ajudava ela a noite, mas logo percebemos que trabalhar juntas era mais vantajoso que o meu trabalho de vendedora. Então assumimos essa empreitada e passamos a atender demandas maiores para fábricas e lojas. Trabalhamos muito, não foi fácil, mas valeu a pena, por todo aprendizado. Seguimos trabalhando juntas por muito tempo, gradativamente fomos deixando a costura e ficando somente com as demandas de modelagem industrial, mesmo depois de eu ter me mudado para outra cidade. Já no exercício da docência do ensino superior, minha paixão pela modelagem do vestuário fez com que eu buscasse por aperfeiçoamento contínuo nesta área, e me sinto ainda formação, estudei muitos métodos, mas em sala de aula e no exercício da profissão sempre utilizei o método que aprendi com minha mãe e comecei gradativamente a tornar didático o método empírico de desenvolver a modelagem. Em 2016 iniciei um grupo de estudo voluntário na universidade, para testar e aperfeiçoar ainda mais o método com intuito de torna-lo mais didático. Nasce então Hollefer: estudos em modelagem do vestuário para alfaiataria feminina contemporânea, um trabalho a quatro mãos e somado de todas as contribuições positivas que herdei de meus demais mestres. Os resultados deste estudo lançados em forma de livro, para ser compartilhado com todas as pessoas que gostam de modelar e costurar, como hobbie ou profissionalmente.
Dona Olga foi exímia costureira e modelista, daquelas que extrai o molde sem desmanchar a peça e faz um traçado de molde diretamente sobre o tecido, tinha uma memória incrível, rápida na matemática e dona de uma finesse, que só quem a conheceu vai entender a dimensão, mas quem não a conheceu, imagine uma pessoa amável, sensata e cheia de sutilezas em tudo que fazia. Aos 15 anos as moças da família ganhavam uma máquina de costura para aprender o ofício que não podia faltar entre os dotes de uma moça. Órfã de mãe, foi criada por sua irmã mais velha, após costurar para os sobrinhos e vizinhos, tomou gosto pela profissão, não demorou muito para começar a ajudar a família no sustento da casa. Casou-se aos 26 anos, muito velha para os padrões da época, mas levou sua profissão por toda a vida, gostava da sua independência financeira e tinha muita determinação, sempre obstinada e disciplinada ao encarar um objetivo. Teve três filhas, e eu a filha do meio, segui seus passos na arte de costurar e modelar. Quando ficou viúva necessitou intensificar os trabalhos para garantir a subsistência, foram muitas lutas, mas também muitas alegrias, colhemos muitos frutos de nosso trabalho juntas. Minha mãe era uma pessoa alegre, otimista e de muita fé em Deus, não pode ver essa obra concluída, mas jamais será esquecida pelo lindo legado que deixou.
*24/09/1941
+03/08/2021
O Jovem Victor Meirelles: tempos, traços e trajes
Autora: Mara Rúbia Sant'Anna
Categoria: [livro físico]
ISBN 978-65-00-11625-0
"A arte da escritura exige processos de escolhas entre os termos e as ideias, a fim de traçar linhas que se constituem em argumentos, cuja soma vão se fazendo narrativas e que, em determinado momento, transformam-se numa história".
O livro contém 3 partes:
• Ainda na sala
• Casa a dentro
• Através das janela
E cada uma tem os seguintes capítulos:
Ainda na sala:
– A formação do artista no séc. XIX – a permanência da tradição;
– Narrativas da tradição
Casa a dentro:
– Rastros escritos: Victor Meirelles de Lima
– Rastros de manchas: os trajes italianos de Meirelles em pranchas coloridas
– Rastros de linhas: os trajes e outros rabiscos de Meirelles
– Através das janelas:
– O visto e o sentido;
– O silêncio dos estudos
Moda e Crítica: prazer, julgamento e avaliação
Autora: Renata Pitombo Cidreira
Categoria: [livro físico]
Editora: Edufba
Valor de capa: R$40,00
Páginas: 132p.
Como avaliar o campo da moda, seus produtos e fluxos? Esta foi a inquietação inicial que deflagrou a reflexão sobre a crítica de moda e propiciou a realização deste trabalho. Acionando autores da sociologia, das artes, da comunicação e do próprio campo da moda, procura-se articular uma compreensão sobre a dinâmica do gosto, sua articulação com a cultura, e os processos de julgamento e avaliação daí provenientes.
Durante o percurso, enfatiza-se, inicialmente, uma discussão conceitual sobre a própria noção de crítica e como a mesma repercute no campo da moda. Reflete-se sobre a especificidade da crítica, seus contornos e limites, bem como sua expressão no Brasil e as tonalidades que ela adquire no universo fashion. Procura-se estabelecer a diferença entre crítica e julgamento de gosto, compreendendo o papel da crítica para muito além das manifestações das preferências pessoais.
O segundo momento do trabalho concentra a atenção sobre o próprio exercício crítico do campo da moda. Observa-se a realidade sensível das vestes e acessórios, seus matizes, tessituras e costuras, investigando a inventividade de seus criadores, explicitando procedimentos técnicos envolvidos, os quais definem, conjuntamente, uma poética própria. Assim, o presente livro intenta convergir a paixão pela moda, a necessidade de legitimá-la, enquanto campo, e a vontade de esclarecimento sobre sua crítica.