09/11/2015
15:00
Entrega do Crachá e Kit participante
09/11/2015
18:30
Solenidade de abertura
10/11/2015
18:30
MOOCs - (Massive Open Online Courses) - Curso Online Aberto e Massivo

O MOOC (Massive Open Online Course), como o próprio nome já diz, é um Curso Online Aberto e Massivo. Ele tem como princípio um processo de ensino-aprendizagem online com interação, colaboração e coprodução para uma grande quantidade de alunos, de forma inteiramente gratuita. Durante a realização do MOOC, ocorre uma participação ativa dos alunos que podem modificar a estrutura proposta inicialmente no curso, com o objetivo de atender às suas necessidades de aprendizagem.

19:30
Sistemas de Recomendação: Aplicações Atuais

Os sistemas de recomendação (SR) provaram ser uma ótima abordagem para lidar com o problema de sobrecarga de informações e grande variedade de produtos e serviços oferecidos pelos websites na Internet. Na atualidade, sua aplicabilidade é muito grande, gerando recomendações válidas para os usuários, de itens que possam interessá-los, como sugestões de livros no Amazon, amigos nas redes sociais, filmes no Netflix, disciplinas para os alunos ou diversos itens. A palestra visa abordar as principais aplicações atuais dos SR.

20:30
Sistemas Multiagente: Conceitos e Aplicações

Os Sistemas Multiagente (SMA) são sistemas compostos por múltiplos agentes, que exibem um comportamento autônomo mas ao mesmo tempo interagem com os outros agentes presentes no sistema. Estes agentes exibem duas características básicas: flexibilidade e adaptabilidade, e inclui algumas funcionalidades como coordenação e cooperação. Os SMA constituem um campo relativamente novo nas ciências da computação e apresentaremos alguns exemplos de aplicação nas diversas áreas.

11/11/2015
18:30
Um Método de Avaliação de Comunicabilidade para Ambientes Colaborativos em Três Dimensões

Nos últimos anos os sistemas colaborativos estão sendo utilizados em grande escala, principalmente para fins acadêmicos pela comodidade que eles trazem e por envolver diversos indivíduos em um mesmo ambiente à distância. E no intuito de melhorar esses sistemas as avaliações desses ambientes se tornam importantes tanto para pesquisadores como para desenvolvedores. Hoje existem diversos métodos de avaliação para esse tipo de sistema. Nesse sentido, a Engenharia Semiótica é uma teoria de IHC que se divide em vários métodos de avaliação distintos que podem ser aplicados para avaliar os sistemas colaborativos. Este trabalho apresenta um Método de Avaliação de Comunicabilidade para Sistemas Colaborativos (MAC-g) aplicado em um ambiente em três dimensões. Os resultados obtidos contribuem para melhorar o ambiente permitindo a identificação das suas desvantagens e ainda apoia pesquisas nas áreas de IHC, Sistemas Colaborativos e Sistemas Tridimensionais.

12/11/2015
18:30
Redes de Robôs e Sensores

Apesar das RSSF representarem uma alternativa viável e relativamente barata para monitoramento e atuação de grandes áreas, o alcance limitado dos rádios atuais impõe a necessidade de utilização de algoritmos de roteamento. Apesar de existirem diversos algoritmos de roteamento para RSSF, o overhead energético destas soluções é um entrave para a efetiva implantação de RSSF de larga escala. Desta forma, a utilização de nodos móveis que formem redes temporárias de ao longo de seu trajeto são uma alternativa interessante para resolver este problema. Estas redes são conhecidas como redes de robôs e sensores e podem ser consideradas a nova geração de RSSF. Diversas pesquisas tem sido realizadas na área de redes de robôs e sensores, dentre os principais tipos de desafios para esta tecnologia podemos citar: localização de robôs através de RSSF, utilização da RSSF para controle de robôs e manutenção do fluxo de informações. Nesta palestra, serão apresentados conceitos e desafios sobre este novo paradigma de monitoramento e atuação.

11/11/2015
19:30
Sessão Técnica - Apresentação Oral

- (151086) Raciocínio Baseado em Casos aplicado para Estimativa de Tempo no Desenvolvimento de Software
- (151094) Internet Navegar é preciso, arriscar-se não
- (151190) Criação e Manipulação de Formas Geométricas Tridimensionais Utilizando Métodos Computacionais Gráficos
- (151009) O Uso de Software Educativo como Mediador para Aprendizagem dos Alunos no Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso
- (151160) Uma Aplicação Móvel para Divulgação do FECANI Utilizando a Plataforma Android
- (151144) Avaliação da Comunicabilidade do Scratch para o Ensino de Lógica Matemática: Um Estudo de Caso com Alunos do 9º Ano da Escola Dom Paulo
- (151097)Proposta para desenvolvimento de um Sistema Tutor Inteligente para Operações Aritméticas
- (151233) Apoio à Coordenação do Debate de Teses

10/11/2015
14:00
Desenvolvimento de Sistemas de Recomendação

O objetivo do minicurso é que os os alunos adquirem os princípios básicos para o desenvolvimento de sistemas de recomendação com filtragem colaborativa, na qual os usuários dos sistemas recebem recomendações baseadas nas avaliações passadas de todos os usuários.

11/11/2015
08:00
Desenvolvimento de Games com Unity

A Unity3D, motor de Jogos 3D, desde que passou a oferecer suporte ao desenvolvimento de Jogos 2D, em 2013, vem ganhando grande destaque no mundo dos jogos para dispositivos móveis. Venha conhecer esta motor de jogos e aprender a utlizar seus principais recursos para o desenvolvimento de Jogos 2D. Você sabe o que é um GDD? Sprite? Sprite sheet? Tile? Tilemap?Neste minicurso você irá conhecer e aprender a trabalhar com cada um deles. Assim, irá poder criar o seu primeiro Jogo 2D e publicá-lo na loja do Android, a Google Play.

14:00
Desenvolvimento de Games com Unity

A Unity3D, motor de Jogos 3D, desde que passou a oferecer suporte ao desenvolvimento de Jogos 2D, em 2013, vem ganhando grande destaque no mundo dos jogos para dispositivos móveis. Venha conhecer esta motor de jogos e aprender a utlizar seus principais recursos para o desenvolvimento de Jogos 2D. Você sabe o que é um GDD? Sprite? Sprite sheet? Tile? Tilemap?Neste minicurso você irá conhecer e aprender a trabalhar com cada um deles. Assim, irá poder criar o seu primeiro Jogo 2D e publicá-lo na loja do Android, a Google Play.

12/11/2015
08:00
Introdução aos Métodos Ágeis

Abordagem sobre os principais fundamentos dos métodos ágeis em gerenciamento de projetos de software, seus princípios, valores e práticas que trazem benefícios para organização. Foco principal na utilização e pápéis do Scrum, por onde começar, o que são entregas incrementais, iterações, equipes auto-gerenciáveis e muito mais.

14:00
Métodos e Técnicas para Apresentar Trabalhos Científicos

O minicurso abordará dois aspectos: a forma gráfica do texto acadêmico e a estrutura organizacional.

13/11/2015
08:00
Arduino - Integrando Sensores e Atuadores

Curso básico de Arduíno onde apresentaremos a integração de sensores e atuadores (motores) com a plataforma Arduíno.

Obs.: Levar um Notebook.

10/11/2015
08:00
Linux Educacional - Software Livre como ferramenta pedagógica (Matemática e Ciências)

Durante a oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer e manusear os objetos e programas educacionais do Sistema Operacional Linux Educacional, abordando atividades das disciplinas de matemática e ciências.

14:00
Linux Educacional - Software Livre como ferramenta pedagógica (Português e Geografia)

Durante a oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer e manusear os objetos e programas educacionais do Sistema Operacional Linux Educacional, abordando atividades das disciplinas de português e geografia.

12/11/2015
08:00
Linux Educacional - Software Livre como ferramenta pedagógica (Português e Geografia)

Durante a oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer e manusear os objetos e programas educacionais do Sistema Operacional Linux Educacional, abordando atividades das disciplinas de português e geografia.

14:00
Linux Educacional - Software Livre como ferramenta pedagógica (Matemática e Ciências)

Durante a oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer e manusear os objetos e programas educacionais do Sistema Operacional Linux Educacional, abordando atividades das disciplinas de matemática e ciências.

11/11/2015
14:00
Desafio UEA: Olimpíada de Raciocínio Lógico, Corrida Lógica

O Desafio UEA é uma competição dedicada aos alunos do ensino médio pertencentes às escolas da rede pública e privada. Nesta fase da competição as equipes realização em Laboratório o desenvolvimento de um projeto utilizando a Lógica e o software Scratch.

12/11/2015
19:30
Desafio UEA: Olimpíada de Raciocínio Lógico, Tarefa show

Esta atividade será a final da competição Desafio UEA, que é uma competição dedicada aos alunos do ensino médio pertencentes às escolas da rede pública e privada. A Tarefa-show será uma apresentação desenvolvida sob forma de música, poesia, dramatização ou qualquer outra manifestação artística, cujo tema central seja o Raciocínio Lógico.