A mesa de abertura do MAPES - Metodologias Ativas, Pesquisa, Ensino e Serviço dará início a um ciclo de discussões sobre a importância da integração entre ensino, pesquisa e práticas de serviço na educação superior. Com a presença de professores, pesquisadores e estudantes, o evento proporcionará um espaço para reflexões sobre como as metodologias ativas podem transformar a experiência educacional, promovendo um aprendizado mais significativo e engajado.
O Educa Talks no MAPES - Metodologias Ativas, Pesquisa, Ensino e Serviço reunirá especialistas e educadores para discutir o tema "Inovação e Práticas Colaborativas: Integração entre Ciência, Serviço e Formação Profissional". O evento promoverá um diálogo sobre como metodologias ativas podem transformar o ensino superior, conectando pesquisa científica, práticas profissionais e serviços comunitários de forma inovadora e colaborativa.
Nesta oficina, os estudantes terão a oportunidade de participar de um sessão de mentoria direcionada ao desenvolvimento de carreira, onde terão a oportunidade de refletir sobre suas metas e planejamentos para o futuro profissional.
Nesta oficina, os estudantes participarão de uma experiência prática e dinâmica que conecta atividade física com saúde mental, utilizando metodologias ativas. Durante a atividade, os participantes serão divididos em grupos e, por meio de jogos colaborativos e práticas físicas moderadas, irão explorar como o exercício pode influenciar o bem-estar mental. A oficina incluirá discussões interativas sobre a relação entre corpo e mente, estratégias para integrar hábitos saudáveis no cotidiano acadêmico e exercícios de respiração e relaxamento.
Nesta atividade, os participantes serão organizados em equipes e confrontados com um caso forense fictício, mas realista, que deverá ser investigado e solucionado. As equipes serão responsáveis por analisar cuidadosamente as evidências, formular hipóteses, desenvolver linhas investigativas e propor soluções para o caso. Durante o processo, os estudantes terão que aplicar conhecimentos interdisciplinares.
Nesta oficina, os estudantes terão a oportunidade de participar de um sessão de mentoria direcionada ao desenvolvimento de carreira, onde terão a oportunidade de refletir sobre suas metas e planejamentos para o futuro profissional.
Nesta oficina, os estudantes participarão de uma experiência prática e dinâmica que conecta atividade física com saúde mental, utilizando metodologias ativas. Durante a atividade, os participantes serão divididos em grupos e, por meio de jogos colaborativos e práticas físicas moderadas, irão explorar como o exercício pode influenciar o bem-estar mental. A oficina incluirá discussões interativas sobre a relação entre corpo e mente, estratégias para integrar hábitos saudáveis no cotidiano acadêmico e exercícios de respiração e relaxamento.
Nesta atividade, os participantes serão organizados em equipes e confrontados com um caso forense fictício, mas realista, que deverá ser investigado e solucionado. As equipes serão responsáveis por analisar cuidadosamente as evidências, formular hipóteses, desenvolver linhas investigativas e propor soluções para o caso. Durante o processo, os estudantes terão que aplicar conhecimentos interdisciplinares.
A mesa redonda Diálogo Universidade e Educação Básica: Aprendizagem Colaborativa e Inovação promoverá uma reflexão sobre a importância de construir pontes entre o ensino superior e a educação básica, por meio de práticas colaborativas e inovadoras. O evento reunirá educadores e gestores para discutir como a integração entre essas esferas pode fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, incentivando o desenvolvimento de metodologias que promovam a troca de saberes, o protagonismo dos estudantes e soluções criativas para os desafios educacionais atuais.
A oficina visa proporcionar ferramentas e estratégias para que os educadores possam criar ambientes de aprendizagem mais engajantes, onde os estudantes são incentivados a experimentar, inventar e aprender de forma ativa e divertida.
A oficina Metodologias Ativas, Comunicação e Mídia explorará como integrar metodologias ativas com estratégias de comunicação e uso de mídias digitais no ensino. Os participantes terão a oportunidade de conhecer ferramentas e técnicas que fomentam o protagonismo estudantil, a colaboração e o aprendizado interativo, utilizando a mídia como recurso pedagógico.
A oficina Hackathons direcionados a Estratégias de Ensinagem é uma proposta inovadora que combina a dinâmica dos hackathons com a criação de soluções pedagógicas, visando transformar o processo de ensinagem e aprimorar a experiência de aprendizagem dos estudantes.
Neste espaço colaborativo, os participantes terão a oportunidade de apresentar relatos de suas experiências em pesquisa e ensino, abordando desafios enfrentados, metodologias adotadas e os impactos de suas práticas no aprendizado dos estudantes.
Neste espaço colaborativo, os participantes terão a oportunidade de apresentar relatos de suas experiências em pesquisa e ensino, abordando desafios enfrentados, metodologias adotadas e os impactos de suas práticas no aprendizado dos estudantes.
Neste espaço colaborativo, os participantes terão a oportunidade de apresentar relatos de suas experiências em pesquisa e ensino, abordando desafios enfrentados, metodologias adotadas e os impactos de suas práticas no aprendizado dos estudantes.
Neste espaço colaborativo, os participantes terão a oportunidade de apresentar relatos de suas experiências em pesquisa e ensino, abordando desafios enfrentados, metodologias adotadas e os impactos de suas práticas no aprendizado dos estudantes.
A oficina enfatizará a importância da interdisciplinaridade e da prática colaborativa na formação de profissionais de saúde mais preparados para enfrentar os desafios do sistema de saúde, com foco na humanização do atendimento e na promoção do bem-estar.
A oficina Empreendedorismo e Educação oferece um espaço para explorar como o espírito empreendedor pode ser fomentado no ambiente educacional. Destinada a educadores e gestores, a atividade abordará estratégias para integrar o empreendedorismo no currículo, incentivando nos estudantes o desenvolvimento de habilidades como inovação, liderança e resolução de problemas.
A mesa tratará dos desafios contemporâneos enfrentados na condução de pesquisas éticas e da importância da transparência e responsabilidade no ambiente acadêmico e científico.
Será um momento para discutir como tecnologias de IA estão sendo aplicadas para otimizar processos de coleta, análise e interpretação de dados, além de abordar os desafios éticos e metodológicos envolvidos no uso dessas ferramentas.
Profa. Brunela Machado
Prof. Thiago Pimentel
Adv. Andréa Cabral
Profa. Elba
Profa. Paula Rocha
Profa. Rafaela Niels
Samira Santana- Gerente Geral da Atenção Básica (Caruaru)
Profa. Elba
Profa. Paula Rocha